Carregando... aguarde
Museu do Banco Meridional - Acervo da Moeda- Guia das Artes
Museu do Banco Meridional - Acervo da Moeda
abrirá em 8 horas e 28 minutos
Museus
Museu do Banco Meridional - Acervo da Moeda
Horários de funcionamento
dom
13:00
19:00
seg
ter
10:00
19:00
qua
10:00
19:00
qui
10:00
19:00
sex
10:00
19:00
sab
10:00
19:00
Local
Rua Sete de Setembro, 1028 (Santander Cultural)
Conteúdo
Construído entre 1927 e 1932, com a participação do engenheiro civil Hipólito Fabre, do escultor espanhol Fernando Corona e dos arquitetos Stephan Sobczack, polonês, e Theo Wiederspahn, alemão, o prédio do Santander Cultural de estilo eclético combina elementos dos estilos neoclássico, art nouveau e barroco-rococó.Com 5.600 m², é um exemplo típico da arquitetura bancária do início do século XX: uma imensa caixa forte, de cantos arredondados, que representa solidez e segurança. O interior do edifício reforça sua imponência, com um pé direito de mais de 12 metros e três gigantescas clarabóias que fornecem iluminação natural. A construção entregue no início dos anos 1930 serviu como sede de várias instituições bancárias. Em 1987, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e artístico do Estado e se tornou um marco do centro histórico da capital.A partir de 2000 o edifício foi inteiramente restaurado para receber o Santander Cultural. O arquiteto Roberto Loeb, em parceria com a Solé & Associados, executou o projeto de restauração e adaptação que transformou o antigo banco em um centro cultural. Os espaços originais foram mantidos, com a incorporação de itens de segurança, acessibilidade, conforto térmico e controle de umidade.O Átrio foi o novo espaço que surgiu com a revitalização. Construído no antigo fosso de luz, a área de arquitetura arrojada tem piso de vidro sobre os vitrais especialmente iluminados e é destinado a realização de premiações, seminários e shows semanais, entre outras atividades.No subsolo do prédio está a exposição Documentos, um prédio e outras histórias. Com fotografias, objetos e documentos a mostra conta a trajetória do banco que se transformou em centro cultural.
Informações adicionais
BilheteriaTer a sáb, das 14h às 19hBibliotecaTer a sáb, das 10h às 13h e das 14h às 19hNão abre aos feriados.Ingressos de Cinema: R$ 10,00Ingressos de Música: R$ 12,00Clientes e funcionários Santander têm entrada franca.Pessoas acima de 60 anos e estudantes: meia-entrada
Contato
Fone: (51) 3287-5500 / (51) 3287.5940
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio Grande do Sul"
0,0Km - Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS é uma das mais importantes instituições culturais do Estado.
Saiba mais
0,0Km - Memorial do Rio Grande do Sul - O Memorial do Rio Grande do Sul foi criado através de um convênio entre o governo federal e o governo estadual, em setembro de 1996, como um centro histórico voltado para a preservação da cultura gaúcha.
Saiba mais
0,0Km - Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS - É um museu localizado em Porto Alegre.
Saiba mais
0,4Km - Museu do Motor - Atualmente o Museubusca parceria com empresas einstituições de forma a ampliarseuramo de atividades visando a constante atualização tecnológica do grupo e ampliação de seu espaço físico e acervo.
Saiba mais
0,5Km - Museu de Mineralogia e Petrologia Luiz Enghert - A coleção de minerais e rochas que compõe o acervo do Museu Luiz Englert iniciou em 1909 com o "Gabinete de Mineralogia" do Prof. Englert, que lecionava, na Escola de Engenharia, diversas disciplinas, entre elas a Mineralogia.
Saiba mais
0,5Km - Museu Nacional das Migrações Judaicas - Museu localizado na cidade de Porto Alegre.
Saiba mais
0,8Km - Studioclio - É um instituto localizado em Porto Alegre.
Saiba mais
1,1Km - Galeria Carmen Medeiros -
Saiba mais
1,1Km - Museu Júlio de Castilhos - Foi a primeira instituição museológica do Estado e, como era comum na época, seu acervo abrangia artefatos indígenas, peças históricas, obras de arte, coleções de zoologia, botânica e mineralogia.
Saiba mais
1,1Km - Museu Antropológico - O MARS tornou-se um centro dinâmico de pesquisas antropológicas e etnoarqueológicas, comunicando seu trabalho em exposições, seminários e cursos, entre outros.
Saiba mais
1.073,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
1.113,6Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais