Carregando... aguarde
Museu Francisco Alves - Guia das Artes
Museu Francisco Alves
abrirá em 9 horas e 34 minutos
Museus
Museu Francisco Alves
Horários de funcionamento
dom
09:00
14:00
seg
ter
12:00
17:00
qua
12:00
17:00
qui
12:00
17:00
sex
00:00
17:00
sab
09:00
14:00
Local
Av. Roberto Silveira, 133 - Centro
Conteúdo
Francisco Alves começou sua carreira em 1918 e seu primeiro sucesso foi a marcha carnavalesca "O Pé de Anjo", do compositor Sinhô. Devido a sua voz firme e potente, era conhecido como o 'Rei da Voz'. Compôs com Orestes Barbosa algumas obras-primas da canção brasileira: "Meu Companheiro", A Mulher que Ficou na Taça", "Dona da Minha Vontade", "Por Teu Amor".Miguel Pereira é muito procurado por veranistas devido ao seu clima ameno, considerado o 3º melhor do mundo. O cantor Francisco Alves se refugiou na cidade em busca de tranquilidade e deste clima agradável.Discos, partituras, microfones, roupas, instumentos musicais e ampla iconografia do artista, reunidos no Museu Francisco Alves, contam a trajetória do cantor, que costumava frequentar Miguel Pereira. Espaço Físico: prédio, território e entorno O Museu Francisco Alves, localizado no Jardim Municipal Francisco Andreiolo, foi criado em 19 de maio de 1974.Instituição: trajetória e natureza jurídicaHomenagem ao cantor Francisco Alves, que passou grande parte de sua vida na cidade.AcervoO acervo constitui-se de objetos de uso pessoal do cantor, móveis que lhe pertenceram, microfones, fotografias, recortes de jornais, cartas, roupas, além de vários discos mostrando a trajetória de sua vida artística. Uma das peças mais curiosas é a velha máquina de escrever, com tipos maiores, assim confeccionada pelo fato do cantor não enxergar bem e se negar a usar óculos. O seu violão, peça de valor sentimental, está exposto em lugar de destaque.O acervo conta, ainda, com farta documentação de sua vida e da música popular brasileira na década de 40, época de ouro do rádio no Brasil.
Contato
Telefone: (24) 2485-2274 / 4877
smece@pmmp.rj.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
1,5Km - Museu Ferroviario Miguel Pereira - "Localizado na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira"
Saiba mais
21,0Km - Museu Casa da Hera - "[...] manter viva a memória daquela que foi uma das personalidades femininas mais importantes da região e a frente de seu tempo, desenvolvendo ações voltadas à salvaguarda, à pesquisa e à difusão da história do século XIX no vale do Paraíba do Sul. "
Saiba mais
29,6Km - Casa do Colono - "[...] um pouco do cotidiano e da cultura dos colonos alemãs que fundaram a cidade de Petrópolis."
Saiba mais
30,4Km - Museu Imperial - "[...] referência na área de políticas públicas relacionadas à museologia e à disseminação de suas práticas pelos museus do município e da Região Serrana."
Saiba mais
30,4Km - Palácio Rio Negro - "[...] a presença republicana na cidade a partir do Palácio Rio Negro. "
Saiba mais
30,4Km - Museu Casa de Santos Dumont - O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito.
Saiba mais
30,4Km - Casa de Santos Dumont - "‘A Encantada’, erguida na Rua do Encantado [...]símbolo de uma personalidade inventiva, amante das formas geométricas, avessa à complicação, à cerimônia e ao fausto."
Saiba mais
33,9Km - Museu Capitão Pitaluga - Trata-se de um museu vocacionado para o Esquadrão de Reconhecimento da FEB, o único representante da cavalaria brasileira nos campos da Eeuropa, representado na figura de seu comandante, o então Capitão Pitaluga.
Saiba mais
34,2Km - Museu Vivo de São Bento - "As ruínas de uma antiga fazenda dão lugar a um Museu de Percurso."
Saiba mais
34,8Km - Museu de Cera de Petrópolis - É um museu localizado na cidade de Petrópolis.
Saiba mais
60,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
61,5Km - Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda -
Saiba mais
167,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
345,8Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
345,8Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
345,8Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
345,8Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
346,2Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
346,2Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
348,9Km - Acervo em Transformação - A volta dos radicais cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi à exposição do acervo apresenta uma seleção de obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. a 2008. Os cavaletes tiveram sua estreia na ab
Saiba mais