Carregando... aguarde
Do Remanescente-2019-09-30 - Guia das Artes
Do Remanescente
abrirá em 6 minutos
Do Remanescente
Quando acontece
Segunda, 30 Setembro até Sábado, 16 Novembro
dom
11:00
18:00
seg
11:00
18:00
ter
11:00
18:00
qua
11:00
18:00
qui
11:00
18:00
sex
11:00
18:00
sab
11:00
18:00
Local
Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro
Conteúdo


Com curadoria de Lia do Rio, mostra individual fica em cartaz até 16 de novembro.

 

No dia 28 de setembro, Ligia Calheiros inaugura a exposição “Do Remanescente", no Espaço Cultural Correios Niterói. Com curadoria de Lia do Rio, a mostra apresenta sete trabalhos, entre instalação, série de fotos, objeto e desenhos, criados a partir da interferência da artista em itens do cotidiano prestes a serem descartados. A pesquisa de Ligia destaca-se pela “dissecação” de objetos simples do dia a dia, que perderam seu uso, trazendo à luz suas camadas secretas interiores, seus resíduos, para o encontro de novos objetos e significados. A mostra fica em cartaz até 16 de novembro de 2019, com entrada franca.

 

Segundo a curadora, ao interferir nos objetos utilizando vários meios, a artista observa os acontecimentos que surgem, aproveitando o que dá sentido ao processo. Nesse jogo, muitas vezes ela cria outros objetos a partir deles mesmos: as partes que se separam do todo podem se tornar independentes ou, na maioria das vezes, caminham juntas, afirmando seus elos. "O olhar de Ligia é atraído por objetos que estão à beira de se tornarem algo quase sem sentido, de perderem a sua função. O não saber a duração daquilo que até então possuía um equilíbrio perfeito levam Ligia a querer despertá-lo. Encontrar sua essência torna-se fundamental”, diz Lia do Rio.

 

SOBRE A ARTISTA

Ligia Calheiros - Formada em Licenciatura em Artes Visuais, frequentou diversos cursos na EAV Parque Lage (RJ) e o curso Acompanhamento Trabalhos de Arte, sob orientação de Lia do Rio. Participou das coletivas “O Feminino” (1997), no Museu da República (RJ); Novíssimos (1999), na Galeria IBEU, Copacabana (RJ); “Olhares” (2013), na Galeria Ismael Neri (RJ); “Dimensões” (2014), “Direções” (2015), no CACG-RJ; participação na Galeria do Poste; na 25ª edição do Artes de Portas Abertas (2015); "Projeto+Novos 2017", no CACG (RJ); "Lugar de Luz" (2017), no Centro Cultural Light (RJ); EIXO 2018; Mostra de Arte Virtual 3ªedição, Fábrica Bhering (RJ); coletiva Casa de Afeto (2018), na Galeria de Arte Solar (RJ); coletiva Sala de Leitura, na Biblioteca-Parque Estadual Rio de Janeiro.

 

 

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ NO ESPAÇO CULTURAL CORREIOS

 

HUMANIDADES - RODRIGO PEDROSA

A exposição "Humanidades", do artista plástico Rodrigo Pedrosa, tem por objetivo provocar o questionamento acerca das contradições e das incongruências da natureza humana. Pedrosa procura deslocar contextos e pontos de vista para se debruçar sobre questões que tratam da condição humana: a solidão, o medo, a autodestruição. O espectro imagético de suas obras percebe, coleta, contrapõe, propõe, instiga e confronta essas ideias.

Até 28 de setembro

 

CARVÃO - DUDU GARCIA

A exposição “Carvão” utiliza esta matéria-prima como elemento pictórico em duas salas expositivas, no andar térreo do Espaço Cultural Correios Niterói. São quadros em trípticos e dípticos de grandes dimensões, nas quais o carvão e a iluminação especial criam relevos e superfícies. Ao utilizar um dos mais poluentes combustíveis fósseis do mundo, a partir da Revolução Industrial, Dudu Garcia faz uma alusão à transformação da sociedade e à própria ilusão de desenvolvimento.

Até 19 de outubro

 

VESTÍGIOS - MARCIA ROMMES

A mostra "Vestígios" foi criada a partir da pesquisa de Marcia Rommes, que resultou no desenvolvimento de um tipo de polímero que se tornou matéria prima para o desenvolvimento de peças ricas em texturas e formas. As obras se apresentam como registros de memórias, narrativas poéticas que levantavam discussões e reflexões sobre tempo e memória. Um afetivo poético e estético capaz de nos transportar para além da construção formal.

Até 19 de outubro

 

QUANDO NASCER (OU MORRER) NÃO É UMA ESCOLHA - LAURA FREITAS

Laura Freitas reúne investigações em torno da estética do ovo em "Quando nascer (ou morrer) não é uma escolha". Na mostra, a artista explora as simbologias e apreensões imagéticas do ovo. Ao todo são expostos oito trabalhos entre desenhos, esculturas e pequenas instalações nas quais desenhos em carvão sobre papéis rasgados e costurados com linha de algodão se unem a cascas de ovos quebradas e reconstruídas com atadura gessada e costura.

Até 19 de outubro

 

NATUREZA - LIA DO RIO

Na mostra “Natureza”, Lia do Rio reúne fotografias e vídeos, além de uma instalação no centro da galeria. As obras de Lia do Rio remetem à vida nas grandes cidades, procurando resgatar o potencial dos materiais, das coisas, do ser humano, do que carregam em si. O projeto tem por fio condutor questões que abordam a natureza, o urbano, o tempo e a cultura.

Até 23 de novembro

 

 

SERVIÇO
Exposição de Arte
Título:
Do Remanescente
Artista:
Ligia Calheiros
Curadoria:
Lia do Rio
Local:
Espaço Cultural Correios Niterói
Abertura:
28 de setembro, das 15h às 18h
Visitação: de 30 de setembro até 16 de novembro de 2019, das 11h às 18h, exceto domingos e feriados
End.:  Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro - Niterói – RJ
Tel: 21 2503-8550 / 8560
Entrada franca
Classificação etária: Livre

Contato
Tel: 21 2503-8550 / 8560
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
Casa de Oliveira Vianna - "[...] Centro de Pesquisa voltado à divulgação da vida e da obra de seu proprietário."
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Do Remanescente - Ligia Calheiros inaugura exposição no Espaço Cultural Correios Niterói no dia 28 de setembro.
Saiba mais
Exposição Mario Mendonça - A Galeria Evandro Carneiro Arte, na Gávea, apresenta de 5 de outubro a 9 de novembro a Exposição Mario Mendonça. A mostra conta com 37 telas, em destaque para algumas obras inéditas.
Saiba mais
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
MAP - "[...] primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um artista."
Saiba mais
Museu da Imprensa Brasileira - O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC - "[...] mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios. "
Saiba mais
Museu do Ingá - "Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói [...]"
Saiba mais
Solar do Jambeiro - "Sua fachada, constitui um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil."
Saiba mais
VESTÍGIOS - Exposição de Marciah Rommes ocupa quatro salas do Espaço Cultural Correios Niterói.
Saiba mais
“OS MITOS E A MEMÓRIA” - Raquel Saliba apresenta exposição individual, com curadoria de Marcus Lontra, no Centro Cultural Correios
Saiba mais
“VENEZIA” - GALERIA DE ARTE IBEU INAUGURA EXPOSIÇÃO INSPIRADA NO COTIDIANO DO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE
Saiba mais