Carregando... aguarde
Programa Caminhos da Arte oferece oficinas gratuitas para cidadãos de Brumadinho - Guia das Artes
Programa Caminhos da Arte oferece oficinas gratuitas para cidadãos de Brumadinho
Programa Caminhos da Arte oferece oficinas gratuitas para cidadãos de Brumadinho
Iniciativa promove amplo programa que busca fomentar o setor cultural, gerando emprego e renda para comunidade local
inserido em 2021-01-27 12:54:16
Conteúdo

 

Respiro através da arte! Buscando fortalecer os valores culturais, a autoconfiança da comunidade e do ambiente cultural, o programa “Caminhos da Arte” levou para os moradores de Brumadinho, em novembro e dezembro de 2020, uma série de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural, encerradas no último dia 17 de dezembro, todas virtuais e gratuitas.

O projeto conclui a primeira etapa após mais de um mês de uma programação cultural rica, responsável por estimular a retomada gradual das atividades criativas, dando a oportunidade para um público formado por jovens e adultos de participar de vivências e atividades de formação e sensibilização artísticas, e se prepara para nova programação em 2021.

Um dos propósitos básicos do programa Caminhos da Arte é a criação de uma rede de apoio da iniciativa privada e sociedade civil, por meio do poder transformador da arte e da cultura, para o fomento da comunidade local e geração de impacto social, econômico e humano. Os depoimentos e relatos de alguns participantes das atividades já comprovam que os objetivos do programa estão sendo cumpridos. Foram oferecidas ao todo seis oficinas gratuitas, capacitando 190 pessoas, ao longo de 71 horas/aula de atividades de formação e sensibilização.

“As atividades propostas no projeto Caminhos da Arte [Oficina “Canções para Brumadinho”], foram de grande valia, visto que se trata da arte da música, especificamente do canto, onde quem está participando tem a oportunidade de aprender técnicas vocais a partir de exercícios para aquecimento vocal, habilidades focadas em músicas específicas, dentre outros. A oficina, e o projeto como um todo, está sendo muito importante para a valorização da cultura local, fomentando a cena musical da região novamente e mostrando novos caminhos para a comunidade”, conta Javér Ribeiro de Sales, um dos participantes da oficina “Canções para Brumadinho”.

Mais do que uma programação que debate a relevância artística, o projeto Caminhos da Arte oferece diversas oficinas de capacitação técnica, sensibilização artística e práticas de bem-estar aos moradores da região de Brumadinho de maneira gratuita.

Canto popular, desenho, edição de vídeos para iniciantes, fotografia com celular, bordado criativo e uma vivência biográfica integram a coleção de oficinas ofertadas e que fomentam mais do que a criatividade e capacitação local, mas também o incentivo de ações propositivas para um mundo com mais empatia e esperança.

O Caminhos da Arte é realizado pela Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Governo de Minas Gerais/ Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado, com o patrocínio da Catterpillar. Este programa tem, também, o Instituto Social Sotreq - iSSO como parceiro investidor e a APPA Arte e Cultura como correalizadora.

Mais informações estão disponíveis no site do projeto. 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
ArTeMs - Exposição coletiva - Em cartaz até 23 de março de 2021 em São Paulo
Saiba mais
Qua
27/Jan
Encontros Culturais do Ecomuseude Santa Cruz (virtual) - Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
Saiba mais
Qua
27/Jan
Véxoa: nós sabemos (ou o que não sabemos) - Mostra na Pinacoteca é uma reescrita das artes e deve ser vista para além do marco de primeira dedicada às produções indígenas
Saiba mais
Dom
31/Jan
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo
Saiba mais
Qui
04/Fev
GESTUALIDADE - Abertura: dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 18h
Saiba mais