Carregando... aguarde
Obra de arte rara descoberta em sarcófago do Antigo Egito - Guia das Artes
Obra de arte rara descoberta em sarcófago do Antigo Egito
Obra de arte rara descoberta em sarcófago do Antigo Egito
Uma obra-prima rara do Antigo Egito foi descoberta e reconstruída por equipe internacional de arqueólogos.
inserido em 2020-03-04 17:47:02
Conteúdo

 

A arte estava na tampa de um sarcófago em uma necrópole e é diferente de todas as outras obras de arte relacionadas ao Egito do passado.

A equipe, liderada pela arqueóloga italiana Patrizia Piacentini, da Universidade Estadual de Milão, encontrou a necrópole sob as areias do deserto não muito longe de Aswan, a 5 metros da superfície. O portal Ansamed indica que a necrópole “estende-se por mais de 25.000 metros quadrados na margem ocidental do rio Nilo, perto do Mausoléu de Aga Khan III”.

“Um dos túmulos já fez notícia no ano passado quando uma grande sala foi encontrada com cerca de 30 corpos enterrados durante o século II AEC”, disse a pesquisadora. O túmulo possuía arte funerária e uma maca muito rara para o transporte de cadáveres mumificados.

No local, a equipe encontrou um leopardo que foi pintado no estuque de uma tampa quebrada de um sarcófago. Na cultura egípcia antiga, este animal era o símbolo de poder e determinação. Segundo o Live Science, a representação do predador era “provavelmente destinada a fortalecer o espírito do recém falecido para a viagem à terra dos mortos”.

A imagem pintada do leopardo foi encontrada em mau estado e grande parte dela estava em falta, que havia sido pintada sobre o fragmento de uma tampa do sarcófago, que estava muito frágil e cheia de areia. Os especialistas decidiram retirar o estuque, com a imagem, da tampa, a fim de salvar a obra de arte. Era uma tarefa muito delicada e poderia facilmente ter ocorrido mal.

“Foi uma operação muito delicada que nos fez prender a respiração, tínhamos lágrimas nos olhos”, segundo Patrizia.

Reconstrução da obra de arte

De acordo com o Live Science, o leopardo “era comum no antigo Egito, mas é muito raro encontrá-lo pintado”. A equipe tirou o fragmento com a imagem do leopardo do local, a fim de preservá-lo.

Uma tecnologia de ponta foi usada num esforço para reconstruir digitalmente a pintura de 2.200 anos. Os pesquisadores conseguiram recriar o leopardo, que originalmente foi pintado de forma muito realista, com cores vibrantes e olhos largos.

“Fizemos a descoberta no final de janeiro de 2019, mas acabamos de terminar a restauração ‘virtual’ do fragmento”, disse Patrizia. A reconstrução digital demonstra as grandes habilidades dos artistas egípcios e sua capacidade de criar obras de arte realistas e naturalistas.

 

LEIA MAISRare Masterpiece Uncovered on Ancient Egyptian Sarcophagus [Ancient Origins]

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais