Carregando... aguarde
MODERNISMOS NEGROS EM DIÁSPORA - Guia das Artes
MODERNISMOS NEGROS EM DIÁSPORA
MODERNISMOS NEGROS EM DIÁSPORA
Nesse curso, será analisada a participação de pintores(as) e escultores(as) negros e negras em projetos modernistas que se desenvolveram em territórios da Diáspora Africana ao longo da primeira metade do século XX.
inserido em 2022-02-10 19:36:47
Conteúdo

 

O curso tratará das formas como esses indivíduos ocupavam instituições de arte e as estratégias produzidas por eles para fazer frente às hierarquias raciais correntes nesses espaços.

Considerando o caráter transnacional do sistema de arte, será privilegiada uma abordagem comparativa, entre Brasil, Estados Unidos e Haiti, analisando sempre a produção de discursos e práticas profissionais envolvendo raça, estado e poder.  

HORÁRIO
19H – 21H
DURAÇÃO DO MÓDULO
ONLINE
17, 24 E 31.3 E 7, 14.4.2022
QUINTAS
(5 AULAS)
INVESTIMENTO
PÚBLICO GERAL
5X R$ 48
AMIGO MASP
5X R$ 40,80
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
 
Os encontros tratarão da formação de instituições ligadas ao modernismo internacional em cinco diferentes cidades que tiveram importância proeminente na história da Diáspora Africana. São elas: Rio de Janeiro, Nova York, Porto Principe, São Paulo e Salvador. A cada aula, será analisada a participação  de pintores(as) e escultores(as) negros e negras no sistema de arte, buscando identificar o trânsito de hierarquias raciais e de conhecimentos emancipatórios por esses espaços. Desse modo, o curso abordará a relação de diferentes pintores negros com os organismos do Estado Novo no Rio de Janeiro; as condições institucionais que levaram a formação do Renascimento do Harlem em Nova York; os projetos políticos criados em torno do Centre d’Art e do Foyer des Arts Plastiques em Porto Principe; a presença de artistas negros do modernismo internacional nas primeiras edições da Bienal de São Paulo; e, por fim, a presença de artistas negros no sistema de arte moderna estabelecido na capital baiana a partir de 1947.

IMPORTANTE
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição.
O curso é gravado e fica disponível durante 5 dias.
Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença
 
PROFESSORES
BRUNO PINHEIRO
 
Fonte: MASP
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
04/Dez
"Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra" -
Saiba mais
Sáb
22/Jan
“Modernismo. Destaques do acervo“ - Pinacoteca celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com nova exposição
Saiba mais
Ter
25/Jan
"Abdias Nascimento: um artista panamefricano" - MASP apresenta maior mostra já vista dedicada ao artista e ativista Abdias Nascimento
Saiba mais
Sex
25/Fev
-
Saiba mais
Sex
25/Fev
Volpi popular-
Saiba mais
Ter
08/Mar
“A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton” - Exposição interativa de Tim Burton chega a São Paulo em maio
Saiba mais
Ter
22/Mar
Brecheret, 1922-2022 – Nos Passos da Modernidade -
Saiba mais
Sex
25/Mar
‘Espuma Delirante’ de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro -
Saiba mais