Carregando... aguarde
MAM expõe arte na maternidade - Guia das Artes
MAM expõe arte na maternidade
MAM expõe arte na maternidade
inserido em 2022-02-09 19:33:07
Conteúdo

 

Surgido a partir de questionamentos artísticos, socioeconômicos e políticos sobre o exercício da maternidade no campo artístico, o Movimento Arte na Maternidade (MAM) realiza pela primeira vez uma exposição, que traz obras de três artistas visuais, mães, e de suas respectivas filhas.

#DC Mais | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

A “Exposição Arte na Maternidade” será lançada no YouTube, em formato de vídeo, hoje, junto ao catálogo virtual e com direito a uma roda de conversa no Instagram com as artistas participantes: Luciana Brandão e Teresa, Iaci Carneiro e Cora, Lorena Barros e Flora. A live também terá participação da curadora da exposição, Flaviana Lasan.

No próximo dia 18, o MAM realiza outra roda de conversa com as participantes e a curadora; e no dia 1º de março serão distribuídas gratuitamente, no Centro Cultural Zilah Spósito, em Belo Horizonte, um kit ‘exposição em casa’, com 300 unidades, contendo impressos com fruição pedagógica, obras em fine art e um dossiê do processo.

A “Exposição Arte na Maternidade” resulta de uma residência artística vivida pelas artistas e suas filhas, durante três meses da pandemia. Entre agosto e outubro de 2021, foram produzidas dez obras de cada artista e cinco de cada artista filha, totalizando 45 obras que serão disponibilizadas em um catálogo virtual, que traz textos de curadoria, das artistas e de outros profissionais, documentando o processo. O projeto ainda conta com a produção de um kit ‘exposição em casa’, com 300 unidades, que será distribuído no Centro Cultural Zilah Spósito, em Belo Horizonte.

“O MAM sempre partiu da premissa de que sua discussão sobre a (re)inserção da mãe artista no mercado de trabalho era uma questão coletiva. Assim, percebemos a necessidade de não apenas criar projetos que possam efetivamente alimentar nossos anseios artísticos, mas também trazer outras mães artistas para serem incluídas nos espaços que cavamos”, diz Luciana Brandão, que junto às artistas mães Iaci Carneiro e Bruna Toledo conduz o MAM.

A residência proposta veio a impulsionar as poéticas de Luciana e Iaci, que são artistas visuais e atuam também, na estrutura do coletivo, exercendo funções de produção e designer gráfico. “A Lorena é uma artista que estava no radar do MAM através do Instagram. Sabíamos que estava afastada da sua produção artística depois que sua filha Flora nasceu. Convidamos ela, pois não faz sentido para nós não promover a transformação que o MAM faz pela gente em artistas que tenham menos acesso ainda que nós. Lorena é uma artista que teve de abandonar sua formação na Guignard por causa da gravidez e isso é tão comum quanto deveria ser inaceitável”, sublinha Luciana. Editado por Henrique Bocelli Falcão, o vídeo apresenta a exposição com imagens captadas pelas próprias artistas durante o processo.

De acordo com Bruna Toledo, responsável pela produção do projeto, a exposição se dispõe a identificar o espaço doméstico como um espaço de trabalho já que é nele que as artistas realizam seus processos criativos e produtivos. “Reentender o espaço doméstico dessa forma supõe é reentender os sujeitos ali presentes e suas atividades consequentemente. Então, se está presente no território criativo mãe e filha, se filha também se expressa de forma plástica através de desenhos, pinturas, esculturas se tornou um processo causa-consequência entender as crianças enquanto artistas e suas atividades enquanto arte”, pontua. “Cada artista dentro da sua realidade desenvolveu ou sofisticou a sua própria metodologia de trabalho em concomitância à sua maternidade. Seja produzindo com as crianças in loco, seja usando sua própria rede de apoio, seja tudo isso e misturado”, completa Luciana.

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais