Carregando... aguarde
Cine Nativo: plataforma de cinemas indígenas para alargar visão de mundo e audiovisual - Guia das Artes
Cine Nativo: plataforma de cinemas indígenas para alargar visão de mundo e audiovisual
Cine Nativo: plataforma de cinemas indígenas para alargar visão de mundo e audiovisual
inserido em 2021-08-25 18:18:38
Conteúdo

 

A arte funciona como um espelho, no qual nos reconhecemos e melhor nos compreendemos – e poucas formas oferecem tal impacto positivo de forma tão quase literal quanto o cinema.

Daí a importância de uma inciativa como a Cine Nativo, uma plataforma experimental de cinema indígena, oferecendo mais de 100 filmes para acesso online e gratuito dando voz e contando histórias dos povos originários no Brasil e em diversos outros países. A plataforma de streaming é parte da plataforma Visibilidade Indígena, apresentada como uma “etnomídia” em trabalho pela amplificação de “vozes através da divulgação da arte contemporânea, do entretenimento, do cinema e das culturas dos povos indígenas”.

Capa da plataforma onde funciona o Cine Nativo
Capa da plataforma onde funciona o Cine Nativo © reprodução/Visibilidade Indígena

Fundada em 2017 pela rapper e ativista Katú Mirim, a plataforma atua pela afirmação das produções artísticas indígenas nas mais variadas frentes – além do cinema, trazendo também nomes das artes plásticas e da literatura pertencentes aos povos do Brasil. “Acreditamos na potência transformadora de recontar as histórias através das nossas próprias perspectivas e visões de mundo, como forma de reconhecer a nossa potência e romper com os estereótipos e preconceitos construídos desde a invasão do país que hoje chamam de Brasil”, diz o texto de apresentação da plataforma.

 
 
A rapper Katú Mirim

A rapper Katú Mirim, responsável pela criação da plataforma © Divulgação

Dentro da Visibilidade Indígena, a Cine Nativo foi criada em 2019, e trabalha sob curadoria do cineasta e crítico de cinema Karkará Tunga. Entre longas, médias e curtas-metragens, documentários, animações e filmes de ficção, a plataforma oferece o streaming dos filmes bem como informações como sinopse, direção, duração e ano de realização de cada obra – a variedade de obras disponíveis na plataforma dão uma ínfima fração da imensa variedade de histórias, faces, tradições e lutas que os povos originários possuem, entre os mais de 305 povos e 247 línguas faladas no país.

Cine Nativo

A plataforma oferece mais de 100 filmes indígenas © reprodução/Visibilidade Indígena

 

“Do Norte ao Sul, há indígenas no mundo inteiro que possuem diferentes culturas, cosmovisões, aparências e modos de vida; há indígenas que são artistas, fotógrafos, cineastas, intelectuais, professores, escritores, astrônomos, cientistas, médicos, políticos, historiadores, antropólogos, dentre tantas outras coisas”, diz o texto da plataforma. “Em meio a essas pluralidades, o V.I. busca reforçar que não estamos parados no tempo e que nossas narrativas e culturas são atuais e estão em constante movimento”, conclui. Além dos filmes da Cine Ativo, a plataforma oferece textos, artigos, acervos digitais e mais – além do contato direto aos colaboradores que realizam a Visibilidade Indígena.

Cine Nativo

A plataforma disponibiliza também literatura e artes plásticas de produção indígena © reprodução/Visibilidade Indígena

 

Fonte: Hypeness

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
21/Jan
"Abstracionismo Gráfico" -
Saiba mais
Sex
22/Jan
"Referências Abstratas" - O artista plástico italiano Renzo Eusebi abre a exposição "Referências Abstratas" para homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, no Espaço Cultural Correios Niterói.
Saiba mais
Sáb
18/Set
Buffoni, Desenhos Para A Modernidade -
Saiba mais
Qui
14/Out
Samsung Rock Exhibition Rita Lee - Exposição histórica sobre Rita Lee leva panorama da carreira e da vida da artista ao MIS
Saiba mais
Sex
22/Out
Melinda Garcia estende exposição-
Saiba mais
Seg
15/Nov
EXPOSIÇÃO “RETRATOS RELATOS” DE PANMELA CASTRO - EXPOSIÇÃO “RETRATOS RELATOS” DE PANMELA CASTRO É REABERTA AO PÚLICO NO MUSEU DA REPUBLICA, NO RIO DE JANEIRO
Saiba mais
Sáb
04/Dez
"Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra" -
Saiba mais
Qui
16/Dez
“Luiz Aquila - A Procura da Pintura”-
Saiba mais