Carregando... aguarde
Banksy hackeia pintura com alerta climático e agora ela vale 6,3 milhões de dólares - Guia das Artes
Banksy hackeia pintura com alerta climático e agora ela vale 6,3 milhões de dólares
Banksy hackeia pintura com alerta climático e agora ela vale 6,3 milhões de dólares
inserido em 2021-07-14 19:55:43
Conteúdo

 

Banksy é um dos maiores nomes da arte há alguns anos e suas intervenções fizeram com que o anônimo se cristalizasse como um dos mais inovadores artistas de todo o mundo.

Uma nova peça de arte criada pelo artista que denuncia a emergência climática foi leiloada por mais de US$ 6 milhões, mas o fato curioso é que ela é uma peça ‘hackeada’.

O asterisco no canto inferior direito da obra multiplicou seu valor monetário e ressignificou a paisagem com mensagem política sobre nosso futuro

 
 Em 2009, a obra ‘Mount Rainier of Washington State’ do pintor germano-estadunidense Albert Bierstadt, de 1890, foi sequestrada por Banksy. A representação das paisagens montanhosas e repletas de vegetação do estado americano de Washington ganhou um novo detalhe quando apropriada pelo artista anônimo.

Banksy escreveu em letras sem serifa, ao bom estilo corporativo, ‘Subject to availability for a limited period only’, ou, em tradução livre ‘Sujeito à disponibilidade por um período limitado de tempo’, como uma forma de alertar que a natureza como conhecemos está próxima de ser destruída.

Curiosamente, no ano passado, o parque que abriga a paisagem foi fechado por desmoronamentos e inundações históricas. “O diálogo sarcástico de Banksy com a história da arte coloca essa pintura no contexto da crise climática enfrentada por todo o planeta”, afirmou Katharine Arnold, chefe de arte contemporânea da galeria Christie’s, responsável pelo leilão.

As letras corporativas causam a contradição e mostram a responsabilidade das grandes companhias no processo de aquecimento global e de devastação dos recursos naturais disponíveis no nosso planeta.

A obra foi criada em 2009, mas 11 anos depois, ainda mantém sua importância: a obra foi leiloada por US$ 6.342.180 ou 32 milhões de reais brasileiros na última semana.

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais