17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
O Museu da Cidade de Patos de Minas - MuP surgiu da necessidade de dotar a cidade de Patos de Minas de um centro de referência em preservação da memória social e urbana, bem como da produção cultural local, das referências históricas e culturais vinculadas ao curso formador da cidade e do contexto regional do Alto Paranaíba. O MuP é anterior a sua própria existência institucional, considerando que a Casa de Olegário Maciel, imóvel histórico pertencente ao ex-presidente da Província de Minas Gerais Olegário Dias Maciel (1930-1933) , foi adquirido em 1986 para servir de Museu de Olegário Maciel, previsto para apenas um de seus ambientes.
A partir da década de 1990, a casa ganhou o status de Centro Histórico e Cultural, reservando espaços para exposição e a estruturação de arquivo histórico da cidade. A partir de 1997, a casa ganhou as primeiras salas museológicas, montadas e abertas à visitação pública. A concretização da estrutura museológica veio em 2004, com a lei de criação e a institucionalização do acervo cultural.
A partir daí, o município iniciou a intervenção de adaptação do imóvel para abrigar o espaço museal. O museu possui projetos aprovados junto ao DEMU-IPHAN (Edital de Modernização de 2005) e junto ao FEC (Fundo Estadual de Cultura) do Estado de Minas Gerais. A previsão é que as obras de restauração da Casa de Olegário Maciel estejam finalizadas em maio de 2007, ocasião em que serão abertas oficialmente as novas instalações do museu.
O acervo do MuP foi instituído a partir de 1992, dentro da estrutura do antigo Centro Histórico e Cultural. O avanço maior foi a partir de 1997, com a constituição da Divisão de Patrimônio Histórico, órgão responsável pela salvaguarda do patrimônio do município de Patos de Minas. Neste período, foram montadas as salas museológicas e a comunidade fez inúmeras doações e transferências. Desde então, o número de doadores vem crescendo a cada ano.
FAX: (34) 3822-9664
E-MAIL: mup@patosdeminas.mg.gov.br