
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
Esse espaço teve por finalidade, em um primeiro momento, guardar documentos e objetos memoráveis da Universidade do Trabalho (UT) . A Universidade do Trabalho foi fundada em 1969, pelo holandês Padre Joseph Cornelius Marie De Man que veio para o Brasil com a sua congregação religiosa Padres do Trabalho. O museu foi inaugurado, em homenagem ao Padre De Man, pelo Instituto Católico de Minas Gerais, instituição destinada à educação superior, tendo suas raízes na antiga Universidade do Trabalho.
No ano de 2000, com a transformação desta instituição de ensino em Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE) , este espaço se tornou um setor estratégico, promovendo atividades de pesquisa e extensão. O museu Padre Cornelius Marie De Man desde a sua fundação passou a atender a comunidade regional em ações educativas, implementando o seu projeto de Museu-Escola. Hoje é ainda um espaço de construção da identidade local e regional, constituindo um importante patrimônio para a comunidade da Região Metropolitana do Vale do Aço, onde está inserido o município de Coronel Fabriciano. O prédio que abriga o museu é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Coronel Fabriciano de acordo com Lei de nº 2.097 de 26 de dezembro de 1988, através do Decreto Municipal 1.033 de março de 1997, sendo o primeiro prédio da antiga Universidade do Trabalho. O local é um lugar de memória, onde muitas pessoas se reconhecem como participantes da construção da história da cidade.
O acervo do museu é composto basicamente por documentos que rememoram a trajetória do padre Joseph Cornelius Marie De Man, na meso-região do Rio Doce. O padre De Man chegou na região em 1963 e logo em seguida fundou a Universidade do Trabalho. O prédio do museu foi o antigo escritório do fundador da universidade, a primeira instituição de ensino superior na região. Em 2009, esta instituição completará 40 anos, sendo que hoje chama-se Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.
O acervo possui fotografias, atas, fitas de áudio, minerais e jornais. Atualmente, os pesquisadores do museu estão reunindo objetos que rememoram a história regional ou documentos que contam a história do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, que é mantido pela União Brasiliense de Educação e Cultura.
e-mail: museu@unilestemg.br