Carregando... aguarde
Museu Padre Joseph Cornelius Marie De Man - Guia das Artes
Museu Padre Joseph Cornelius Marie De Man
abrirá em 2 horas e 25 minutos
Museus
Museu Padre Joseph Cornelius Marie De Man
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
Local
Avenida Tancredo de Almeida Neves, 3.500. Universitário
Conteúdo

Esse espaço teve por finalidade, em um primeiro momento, guardar documentos e objetos memoráveis da Universidade do Trabalho (UT) . A Universidade do Trabalho foi fundada em 1969, pelo holandês Padre Joseph Cornelius Marie De Man que veio para o Brasil com a sua congregação religiosa Padres do Trabalho. O museu foi inaugurado, em homenagem ao Padre De Man, pelo Instituto Católico de Minas Gerais, instituição destinada à educação superior, tendo suas raízes na antiga Universidade do Trabalho.

No ano de 2000, com a transformação desta instituição de ensino em Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE) , este espaço se tornou um setor estratégico, promovendo atividades de pesquisa e extensão. O museu Padre Cornelius Marie De Man desde a sua fundação passou a atender a comunidade regional em ações educativas, implementando o seu projeto de Museu-Escola. Hoje é ainda um espaço de construção da identidade local e regional, constituindo um importante patrimônio para a comunidade da Região Metropolitana do Vale do Aço, onde está inserido o município de Coronel Fabriciano. O prédio que abriga o museu é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Coronel Fabriciano de acordo com Lei de nº 2.097 de 26 de dezembro de 1988, através do Decreto Municipal 1.033 de março de 1997, sendo o primeiro prédio da antiga Universidade do Trabalho. O local é um lugar de memória, onde muitas pessoas se reconhecem como participantes da construção da história da cidade.

 

O acervo do museu é composto basicamente por documentos que rememoram a trajetória do padre Joseph Cornelius Marie De Man, na meso-região do Rio Doce. O padre De Man chegou na região em 1963 e logo em seguida fundou a Universidade do Trabalho. O prédio do museu foi o antigo escritório do fundador da universidade, a primeira instituição de ensino superior na região. Em 2009, esta instituição completará 40 anos, sendo que hoje chama-se Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

O acervo possui fotografias, atas, fitas de áudio, minerais e jornais. Atualmente, os pesquisadores do museu estão reunindo objetos que rememoram a história regional ou documentos que contam a história do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, que é mantido pela União Brasiliense de Educação e Cultura.

 

Contato
telefone: (31) 3842-9964

e-mail: museu@unilestemg.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
64,7Km - Memorial Carlos Drummond de Andrade - O espaço é uma referência nas áreas de educação e turismo com projetos e eventos periódicos voltados para crianças e adolescentes. Assim, recebe mais de 15 mil visitantes anualmente.
Saiba mais
94,1Km - Museu Municipal Padre Antônio Ribeiro Pinto - A multitude de objetos do cotidiano do pároco que compõem o acervo do museu, onde toda e qualquer peça, é priori, considerada de valor, pode ser compreendida como exemplo de religiosidade e devoção, conhecido em todo território nacional e, também, no exte
Saiba mais
96,5Km - Museu Histórico Fernando Toco - Guardar e difundir a historiada Villa Colonial de Sant'Anna de Cocais, bem como compreender e estudar essa história tendo como parâmentro o modo de vida da geração de seu bisavô
Saiba mais
118,4Km - Museu Regional de Caeté - A procedência de grande parte do acervo do Museu é da própria região de Caeté e cidades próximas como Santa Bárbara, Barão de Cocais, Itabira e Sabará.
Saiba mais
126,2Km - Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana - O Museu de Arte Sacra se encontra na Categoria de Acervo Histórico e Artístico, tendo como temática a Arte Sacra criada em Minas Gerais no período áureo do Barroco Mineiro; formado por peças oriundas das Igrejas, Capelas, Seminários e Palácio Episcopal, b
Saiba mais
127,4Km - Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - Destaca-se no Museu um valioso acervo textual, com correspondências originais de poemas, fotografias, recortes de jornais e obras raras, estimando-se 1.500 documentos e 240 livros.
Saiba mais
127,9Km - Museu da Música de Mariana -Com a finalidade de abrigar documentos ligados à prática musical desde os primórdios da história da região.
Saiba mais
129,5Km - Museu Regional Casa dos Ottoni - Abriga interessante acervo composto de mobiliário antigo, fotografias, pinturas, lampiões e pequenos objetos do cotidiano, além de livros e documentos históricos, como o importante arquivo do Senado da Câmara do Serro (séculos XVIII e XIX).
Saiba mais
131,6Km - Museu do Ouro - o acervo do Museu, representações da vida cotidiana mineira, como costumes, crenças e artes populares que podem ser vistas através das esculturas, quadros, oratórios e estandartes usados nas procissões e festas dos antigos escravos.
Saiba mais
132,1Km - Teatro Municipal de Sabará - Já foi chamado de “Casa de Ópera” por nossos antepassados.
Saiba mais
384,5Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
389,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais