Carregando... aguarde
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana - Guia das Artes
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana
abrirá em 6 horas e 31 minutos
Museus
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana
Horários de funcionamento
dom
08:30
14:00
seg
ter
08:30
17:00
qua
08:30
17:00
qui
08:30
17:00
sex
08:30
17:00
sab
08:30
14:00
Local
Rua Frei Durão, 49. Centro Histórico
Conteúdo

A Casa Capitular, onde está instalado o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana, é um dos mais belos edifícios Rococós do Brasil, com sua construção datada do final do século XVIII e início do XIX, sob a competência do Mestre José Pereira Arouca. Anteriormente, este edifício foi construído por iniciativa dos Cônegos da Sé, empenhados em possuir uma sede para as reuniões do Cabido ou Colégio dos Cônegos (padres selecionados que assessoram o Bispo).

Em 1926, por doação do Cabido, o prédio tornou-se propriedade da Mitra Arquidiocesana, que instalou a Cúria Metropolitana e o Arquivo Eclesiástico até 1962, quando, por feliz idéia de Dom Oscar de Oliveira, foi definitivamente aproveitado para a sede do Museu, inaugurado aos 22 de setembro de 1962.

O Museu de Arte Sacra se encontra na Categoria de Acervo Histórico e Artístico, tendo como temática a Arte Sacra criada em Minas Gerais no período áureo do Barroco Mineiro; formado por peças oriundas das Igrejas, Capelas, Seminários e Palácio Episcopal, bem como doações e legados. Entre estas peças de valores inestimáveis e de valores históricos e artísticos, podemos destacar:

1 - Banqueta Pontifical em prata portuguesa, uma doação do Rei Dom João V.

2 - Esculturas Religiosas de Mestre Aleijadinho, Francisco Xavier de Brito e outros grandes artistas.

3 - Pinturas Religiosas, dando destaque para as obras de Manoel da Costa Athayde, João Nepomuceno Corrêa e Castro, Manoel Ribeiro Rosa e outros.

4 - Indumentárias e Vestes Religiosas, dando destaque para uma Túnica de Nossa Senhora das Dores, bordadas a fios de ouro, e uma doação de D.Pedro II.

5 - Mobiliários Religiosos, como as cômodas de sacristia, credências, confessionários entre outros.

6 - Objetos de Cerimônias Religiosas, como pias batismais em pedra-sabão e madeira e tronos episcopais.

Contato
TELEFONE: (31) 3557-2581

FAX: (31) 3557-2581

E-MAIL: museuarq@uai.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
1,4Km - Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - Destaca-se no Museu um valioso acervo textual, com correspondências originais de poemas, fotografias, recortes de jornais e obras raras, estimando-se 1.500 documentos e 240 livros.
Saiba mais
2,1Km - Museu da Música de Mariana -Com a finalidade de abrigar documentos ligados à prática musical desde os primórdios da história da região.
Saiba mais
9,2Km - Museu da Inconfidência - O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789)
Saiba mais
9,2Km - Museu do Aleijadinho - A denominação do Museu é uma homenagem ao grande artista ouropretano Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, Patrono da Arte no Brasil, filho de Manuel Francisco Lisboa, construtor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Saiba mais
9,5Km - Museu de Ciencia e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - Criado no fim do séc. XIX, reúne o expressivo acervo da Escola de Minas, uma das mais antigas escolas de engenharia do Brasil.
Saiba mais
9,5Km - Museu de Arte Sacre do Carmo - O Museu conta com acervo formado por diferentes irmandades, confrarias e associações religiosas, que começa a ser organizado a partir de 1984. As 8 mil peças dos séculos XVII, XVIII e XIX permitem o acesso à arte sacra do Brasil colônia.
Saiba mais
9,6Km - Museu do Oratório - Apresenta uma magnífica coleçãode 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX.
Saiba mais
9,6Km - Museu da Pharmácia - Ao longo de sua existência preservou um acervo formado por material didático de origem européia, mobiliário, drogas e equipamentos do final so século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e tese
Saiba mais
9,6Km - Museu Casa Guignard - Seu acervo reúne obras do autor, além de objetos por ele pintados e peças que ilustram sua vida e oferece visão ampla sobre a trajetória do mestre.
Saiba mais
9,7Km - Teatro Municipal de Ouro Preto - Era chamado de casa da ópera de Vila Rica.
Saiba mais
258,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
289,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
484,1Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
484,1Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
484,1Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
484,1Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
484,5Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
484,5Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais