
O Museu Histórico e Artístico de Cláudio – MHAC foi criado em 14 de agosto de 2000, como culminância de um processo de valorização cultural do Município, que trilhou várias direções desde a ocupação do território, por aventureiros que seguiam na esteira dos bandeirantes paulistas em suas incursões na região e, posteriormente, com a concessão da primeira sesmaria, em 1754, ao português Manoel Carvalho da Silva. Está instalado na antiga Estação Ferroviária de Cláudio, construída entre 1909 e 1911, ano este da emancipação político-administrativa do Município. No prédio funcionam também a Casa de Cultura Ídia Gregório de Araújo, a Assessoria de Cultura e o Setor Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Cláudio, sendo este último o responsável pelos trabalhos de pesquisa histórica do Município e inventários do acervo cultural, pesquisa, análise de bens móveis e imóveis e elaboração de dossiês de tombamento e educação patrimonial junto às escolas da comunidade.
Por ser uma instituição nova, com um acervo que está sendo formado a partir da percepção comunitária da importância de preservar a história da cidade e de seus personagens, por intermédio da doação de peças esquecidas em porões e depósitos, várias campanhas têm sido promovidas, visando despertar a atenção e o respeito da comunidade em relação ao seu passado.
As primeiras peças e fotografias pertenciam ao acervo de sua diretora, no início de 1997, quando assumiu o recém-criado Setor Municipal de Cultura, a convite do prefeito da época. Já era, naquele tempo, sua intenção dar início à organização de, pelo menos, uma sala de memória, e foi o que ela fez. A partir de então, com apenas uma secretária, iniciou um programa de atividades para trabalhar nas escolas, com o objetivo de incentivar a comunidade escolar sobre a importância da preservação de objetos, fotografias, documentos e livros em local especialmente destinado a tornar conhecidas as histórias particulares de pessoas e famílias que, com suas vivências e acontecências, participaram da construção de uma identidade coletiva.
Com o tempo e o interesse crescente das pessoas, foram surgindo novas formas de coletar material, como as gincanas culturais em que grande parte das tarefas consiste em arrecadar acervo para o MHAC.
fax: (37) 3381-2788
e-mail: cultura@prefeituradeclaudio.com.br