A implantação do Museu Municipal “Francisco Manoel Franco” foi consolidada com o intuito de resgatar e cultuar a memória de seus antepassados, bem como, preservar a cultura itaunense como forma de conciliar o passado com o desenvolvimento da cidade. Os ofícios encaminhados a RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, no inicio da década de 90 apresentavam a intenção da administração pública em transformar a Praça da Estação, um espaço físico até então abandonado, em um local de visitação da população.
A idéia de revitalização do espaço ganhou força quando foi efetivada pela administração pública, a compra de um riquíssimo acervo fotográfico do fotógrafo Benevides Garcia. Foi quando houve a iniciativa de se criar um museu, que foi criado pela Câmara Municipal através da Lei nº. 2.570 de 18.SET.1992, com o objetivo de preservar e divulgar a cultura em seus múltiplos aspectos, através de seu acervo e atividades pertinentes à sua área, promovendo o conhecimento da produção vivenciada pelo itaunense e colaborando para o desenvolvimento cultural da comunidade.
Em 29 de março de 1990, foi assinado um contrato com a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA para, como Permissionária, utilizar do prédio da estação ferroviária de Itaúna. Em 1991, recebeu como Comodatária a título de empréstimo uma locomotiva de fabricação “Baldwin Locomotive Works”, ano 1919.
Em 1995 foi assinado outro convênio junto a Rede Ferroviária com o objetivo de realizar naquele espaço, projetos de natureza cultural, educacional e urbanístico, particularmente aqueles relacionados com a preservação, valorização e difusão do patrimônio da memória e das tradições ferroviárias, no âmbito do Município de Itaúna. Para isto o prédio recebeu uma restauração técnica, tendo em vista a manutenção de seus traços arquitetônicos originais.
Por extensão de todos estes envolvimentos, o que expressa o anseio dos itaunenses, o Museu age juntamente com a Educação, servindo funcionalmente à coletividade e principalmente aos jovens oportunizando a eles de terem uma visão da sociedade de modo abrangente no tempo e no espaço.
Hoje o Museu Municipal "Francisco Manoel Franco" conta com mais de 400 peças a disposiçao do público para apreciação.
fax: (37) 3243-6425