Carregando... aguarde
Centro de Arte Popular - Cemig - Guia das Artes
Centro de Arte Popular - Cemig
amanhã às 10:00h
Museus
Centro de Arte Popular - Cemig
Horários de funcionamento
dom
12:00
19:00
seg
ter
10:00
19:00
qua
10:00
19:00
qui
12:00
21:00
sex
10:00
19:00
sab
12:00
19:00
Local
Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes
Conteúdo
Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais, o acervo do museu conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas. Com aproximadamente 800 peças, entre criações que remetem a pinturas rupestres e outras que dialogam com os grafites urbanos, o CAP se apresenta como espaço aberto às mais diversas manifestações da arte popular, perpassando linguagens como escultura, pintura e desenho, entre muitas outras. Para tanto, o edifício dispõe de quatro salas de exposições de longa duração, auditório multiuso, café, loja, centro de informação, além de um ambiente reservado a mostras temporárias. O Centro de Arte Popular Cemig funciona em um prédio projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli em 1928 e segue as características do ecletismo. Inicialmente construído para uso residencial, foi também sede do antigo Hospital São Tarcísio. Posteriormente, o edifício foi reprojetado pelos arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa para instalar o Centro de Arte Popular – Cemig. Um dos grandes destaques do museu é a Sala Grandes Mestres. Neste único espaço, estão reunidos grandes nomes da arte popular de Minas Gerais, como GTO, Artur Pereira, Zefa, Zezinha, Placedina, Ulisses Pereira, Isabel Mendes e Noemiza.
Informações adicionais
Entrada Gratuita.
Contato
Telefone: 31 3222-3231

E-mail: centrodeartepopular@cultura.mg.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,1Km - Cinema Belas Artes - O Belas Artes Cinema é um espaço cultural simples e aconchegante, escondido entre as montanhas das Minas Gerais, destinado aos amantes da sétima arte, apreciadores de filmes e literatura, além de proporcionar momentos de raro prazer no café situado ao lon
Saiba mais
0,2Km - Palácio da Liberdade - o Palácio da Liberdade foi palco de decisões políticas e sociais que marcaram a história do povo mineiro e brasileiro.
Saiba mais
0,3Km - Galeria Firenze -
Saiba mais
0,4Km - Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - É um museu localizado em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,4Km - Museu Mineiro - Com riquíssimo acervo de Arte Sacra Colonial, documenta de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado.
Saiba mais
0,4Km - Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães - O acervo conta com cerca de mil amostras expostas, de um conjunto total de três mil, sendo 70 a 80% dele procedentes de Minas Gerais, cerca de 10 a 15% de outros estados, e o restante de outros países.
Saiba mais
0,5Km - Espaço do Conhecimento UFMG - O prédio de 1897 foi projetado por José de Magalhães e decorado por Francisco Steckel, para abrigar a Secretaria do Interior.
Saiba mais
0,5Km - MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - O Museu das Minas e do Metal foi implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação e abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas.
Saiba mais
0,6Km - Centro de Memória do Minas Tênis Clube - m 2007 foi criado o Centro de Memória, com as atribuições de selecionar, preservar, tratar e divulgar os acervos histórico-documentais do clube.
Saiba mais
0,6Km - Museu Inimá de Paula - Inaugurado em 29 de abril de 2008, o Museu é uma homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula.
Saiba mais
269,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
344,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
488,2Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais