Carregando... aguarde
Di Cavalcanti-2017-09-02 - Guia das Artes
No Subúrbio da Modernidade - Di Cavalcanti 120 anos
Evento encerrado
No Subúrbio da Modernidade - Di Cavalcanti 120 anos
Quando aconteceu
Sábado, 02 Setembro até Segunda, 22 Janeiro
Local
Pina Luz
Praça da Luz, 02 - Luz, São Paulo (próxima à estação Luz da CPTM)
Conteúdo

“No subúrbio da modernidade - Di Cavalcanti 120 anos”, a maior exposição de Di Cavalcanti já realizada desde a morte do artista, em 1976, entra em cartaz a partir de 2 de setembro de 2017, mês em que se comemora 120 anos do nascimento do artista. Entre pinturas, desenhos e ilustrações, serão exibidas mais de 200 obras, realizadas ao longo de quase seis décadas de carreira e que hoje pertencem a algumas das mais importantes coleções públicas e particulares do Brasil e de outros países da América Latina, como Uruguai e Argentina. A mostra permanece em cartaz até 22 de janeiro de 2018, com entrada gratuita aos sábados.


Di Cavalcanti- Rio de Janeiro, RJ, 1897 - Rio de Janeiro, RJ, 1976 Bordel, década de 1930. Óleo sobre tela, 80,5 x 100 cm. Acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, em comodato com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Crédito fotográfico: Isabella Matheus.

 

Obras icônicas e outras pouco vistas estarão distribuídas em sete salas do primeiro andar da Pina Luz, sob a curadoria de José Augusto Ribeiro. Segundo o pesquisador, a exposição pretende investigar como o artista desenvolve e tenta fixar uma ideia de “arte moderna e brasileira”, além de chamar a atenção para a condição e o sentimento de atraso do Brasil em relação à modernidade europeia no começo do século XX. “Ao mesmo tempo, o título se refere aos lugares que o artista costumava figurar nas suas pinturas e desenhos: os bordeis, os bares, a zona portuária, o mangue, os morros cariocas, as rodas de samba e as festas populares - lugares e situações que, na obra do Di, são representados como espaços de prazer e descanso”, explica Ribeiro.

Além da atuação pública de Di Cavalcanti como pintor, a mostra destacará também aspectos menos conhecidos de sua trajetória, como as ilustrações e charges para revistas, livros e até mesmo capas de discos. Também será abordada sua condição de mobilizador cultural e correligionário do Partido Comunista do Brasil (PCB). “Esse engajamento reforça o desejo de transformar o movimento moderno em uma espécie de projeto nacional”, completa Ribeiro.

Di Cavalcanti- Rio de Janeiro, RJ, 1897 - Rio de Janeiro, RJ, 1976 Amigos, c. 1921 pastel oleoso sobre papel, 33,3 x 22,8 cm. Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Permuta com o Palácio de Campos do Jordão, 1970. Crédito fotográfico: Isabella Matheus.

 

A Pinacoteca prepara um catálogo que reunirá três ensaios inéditos escritos pelos autores José Augusto Ribeiro, curador da mostra, Rafael Cardoso, historiador da arte e do design e Ana Belluzzo, professora e crítica de arte. O livro trará ainda reproduções das obras apresentadas, uma ampla cronologia ilustrada e um compilado de textos já publicados sobre a trajetória do artista.

 

Informações adicionais
Exposição:“No subúrbio da modernidade - Di Cavalcanti 120 anos”, com curadoria de José Augusto Ribeiro.
Datas e horários: Abertura dia 2 de setembro ás 11h. Em cartaz até 22 de janeiro de 2018.
Horário de funcionamento: Quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00
 Local: Pina Luz | Praça da Luz, 02 - Luz, São Paulo (próxima à estação Luz da CPTM).
Preços e pagamento
Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Crianças com menos de 10 anos e adultos com mais de 60 não pagam. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes. 
Contato
11 3324-1000
http://pinacoteca.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,1Km - Pinacoteca do Estado de São Paulo - O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência, do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo, de 20 obras de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreira
Saiba mais
0,3Km - Museu da Cultura - O Museu da Cultura tem como objetivo maior abordar a cultura no seu sentido amplo.
Saiba mais
0,7Km - Museu de Arte Sacra de São Paulo - O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado
Saiba mais
0,7Km - Memorial da Imigração Judaica - o Memorial reúne importante acervo com documentos e obras raras que narram a história e a contribuição dos imigrantes judeus ao desenvolvimento do Brasil,
Saiba mais
0,7Km - Solar da Marquesa de Santos - Exposições permanentes e temporárias, consulta ao Arquivo de Negativos, Projeto Terceria Idade, Serviço Educativo, atividades voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural paulistano, projeção de vídeos e apresentações musicais.
Saiba mais
0,7Km - MUSEU DO THEATRO MUNICIPAL - Descendo as escadarias ao lado do Theatro, embaixo do Viaduto do Chá, fica este pequeno museu, que existe desde 1983 e foi instalado nos baixos do viaduto em 1995. Ele esteve em reforma entre junho de 2005 e o final de 2006, período em que atendeu apenas
Saiba mais
0,9Km - Memorial da Resistência -foi criado para preservar a memória do período de repressão.
Saiba mais
1,0Km - Museu da Energia de São Paulo - Desde 2005, após ser cedido pela Secretaria do Estado da Cultura, o local é a sede de São Paulo da Fundação de Energia e Saneamento,
Saiba mais
1,0Km - Centro de Memória do Circo - Localizado na Galeria Olido, o acervo expõe recordações dos circos Nerino e Garcia, precursores da arte no país.
Saiba mais
1,0Km - Galeria Olido - Polo Cultural com eventos gratuitos de musica, dança, arte e literatura.
Saiba mais
226,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
348,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais