Carregando... aguarde
CORAÇÃO DE VIDRO-2024-05-10 - Guia das Artes
CORAÇÃO DE VIDRO
Evento encerrado
CORAÇÃO DE VIDRO
Quando aconteceu
Sexta, 10 Maio até Sábado, 01 Junho
Local
Ateliê CASA
Rua Maestro Agide Azzoni 320, Chácara da Barra, Campinas.
Conteúdo

 

CORAÇÃO DE VIDRO


Artista visual Pama Loiola inaugura exposições em Campinas e em São Paulo


As coisas embalsamadas, enlatadas, que sobrevivem ao tempo, sempre atraíram o olhar atento e sensível da artista visual Pama Loiola. Do hábito de recolher pedaços de louças, retalhos, descartes de objetos de seu universo pessoal e ressignificá-los, nasce a exposição tridimensional Coração de Vidro.
“Os objetos me transmitem um sintoma de perda, apego, de consciência da rápida mudança das coisas e dos conceitos”, diz. ”Fico emocionada quando visito antiquários ou brechós. Aquelas peças esquecidas mexem com a minha percepção. Existe uma linguagem dos objetos. Os que falam comigo, tenho que levar. Guardo-os em caixas e quando estou trabalhando recorro àquele frisson, afirma a artista.”
Cerca de 30 dessas peças criadas por Pama e uma nova série de pinturas, poderão ser apreciadas em duas exposições. Em Campinas, cidade onde mora, a inauguração será sexta feira 10 de maio às 18h, no espaço Ateliê CASA, onde ficará em cartaz até o dia 1 de junho. Em seguida, a exposição segue para a capital paulista, na Casa Contemporânea.
Esta inaugura dia 29 de junho e segue em cartaz até 27 de julho. O projeto foi
contemplado pelo edital PROAC de Artes Visuais.
No dia 15 de maio, no Ateliê Casa, Pama Loiola vai ministrar um workshop sobre o processo dessa exposição, especialmente duas técnicas muito utilizadas por ela: Sobreposição de imagens e papel parafinado.
Processo - Este método de transformar restos em novos objetos surgiu naturalmente e é um estimulador para a criatividade da artista.
A obra Cabide 1, composta por elementos que sobreviveram ao lixo, por exemplo, é um dos destaques da exposição. É construída com apenas três elementos: um cabide antigo de carvalho, o metal e um fóssil. Uma ligação estranha e fascinante de objetos que vêm do “subterrâneo”. A madeira e o metal, sustentáculos de vestes guardadas no escuro de um guarda-roupas e o fóssil, antes encravado na escuridão do subsolo, preso a um colo invisível como um camafeu, sobrevivem agora como objeto/arte.
O objeto é abstraído de sua função, mas guarda a aura da sobrevivência. “Vão aparecendo no meu trabalho como resultado de uma maturação da forma. Um arco, espelho, lente, espiral, elo, peixe, fóssil, uma coleção de formas preferidas, que vão se repetindo nas obras, extraídas da observação ou do uso direto dos mesmos. Um verdadeiro laboratório para a minha percepção”, afirma Pama.
Sobre a artista: Pama Loiola é o nome artístico de Maria do Carmo Loiola Bessa. Nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em artes plásticas e educação artística pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou estética e análise plástica com os artistas italianos Bassano Vaccarini, Leonello Berti e Pedro Manuel Gismondi. De linha modernista, a sua formação a influenciou para o abstrato e o conceitual. O trabalho de Pama é uma colcha de retalhos costurada com as linhas que permeiam diferentes fases de sua vida. Em 2022 ela lançou o livro Coração de Vidro.
Mais sobre Pama Loiola: Instagram: @pamaloiola

Serviço CORAÇÃO DE VIDRO:

Abertura da exposição em Campinas: dia 10 de maio, sexta-feira, das 18h até às 23h. Até 1de junho.

Visitação: Terças e Quartas-feiras, das 15h às 18h. Segundas, quintas, sextas e sábados, visitas sob agendamento pelo e-mail: ateliecasacampinas@gmail.com

Local: Ateliê CASA
Endereço: Rua Maestro Agide Azzoni 320, Chácara da Barra, Campinas.
Tels: (19) 99107-3002
Email: ateliecasacampinas@gmail.com
instagram: @ateliecasacampinas

Abertura da exposição em São Paulo: dia 29 de junho, sábado, das 11h até às 17h.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. (até 27 de julho)
Local: Casa Contemporânea
Endereço: Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Clementino, São Paulo - SP
Tels: (11) 2237-3015

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Acabou e Nem Falamos de Amor -
Saiba mais
Ars Sonora – Hermeto Pascoal-
Saiba mais
Galeria Saint Tropez - A Guimarães Galeria (www.sainttropez.art.br) tem mais de 30 anos de tradição na comercializaçãode obras de arte .
Saiba mais
História Errada -
Saiba mais
Janelas -
Saiba mais
Museu Arquidiocesano de Campinas - Seu acervo vem sendo composto com obras que compunham o patrimônio artístico da Arquidiocese de Campinas que não vinham sendo utilizados nas atividades litúrgicas e doações.
Saiba mais
Museu Carlos Gomes - O CCLA conta hoje com uma biblioteca de 150.000 volumes, uma Pinacoteca e dois museus, dedicados ao Maestro Carlos Gomes e a Campos Sales.
Saiba mais
Museu da Imagem e do Som de Campinas - Em 2004, o MIS ganhou sede própria no Palácio dos Azulejos, iniciando uma nova fase de planejamento em relação aos acervos e desenvolvimentos de programas e projetos e fortalecimento de comunicação com o público.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Temporariamente Fechado) - O Museu de Arte Contemporânea de Campinas tem como finalidade reunir, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar a arte contemporânea, bem como realizar outras atividades artísticos-culturais.
Saiba mais
Museu de Arte Sacra Irmandade Santíssimo Sacramento - Seu acervo é formado por 576 peças entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos XVIII a XX.
Saiba mais
Museu de História Natural de Campinas - Atualmente, o Museu possui um acervo de mais de 5.000 peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados.
Saiba mais
Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - Foi pensado e criado para prestar um serviço à sociedade e seu desenvolvimento, na busca de desmistificar e popularizar a Ciência.
Saiba mais
Museu Universitário de Arte da Unicamp - A coleção inaugural do Museu de artes visuais da Unicamp é formada por cerca de 1.000 obras, a maioria de caráter bidimensional, de alguns dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, como Renina Katz, Marcelo Grassmann, Hermelindo Fiaminghi, Hérc
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Teatro Municipal José de Castro Mendes - Nesse teatro já foram realizados grandes espetáculos de teatro, de dança e de música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Saiba mais