
Pama Loiola inaugura exposição individual na Galeria Andrea Rehder
dia 29 de março e estará na SP Arte de 2 a 6 de abril
A artista Pama Loiola inaugura a exposição Assemblagem – A linguagem dos objetos, na Galeria Andrea Rehder, em São Paulo. A mostra aprofunda sua pesquisa sobre a materialidade e a poética dos objetos, ressignificando memórias e ancestralidades. A abertura será dia 29 de março, das 11h às 15h, e a exposição ficará em cartaz até o dia 2 de maio. Paralelamente, a artista participa da edição 2025 da SP-Arte, de 02 a 06 de abril, no Pavilhão da Bienal, na capital paulista.
Com uma produção marcada pela experimentação e pela força do simbólico, Pama transforma objetos esquecidos em obras carregadas de história e memória. São retalhos, louças quebradas, cartas amareladas – fragmentos que ecoam ancestralidades e transitam entre o pessoal e o coletivo, o utilitário e o poético, um apanhado representativo de sua multiplicidade criativa.
Sobre Pama Loiola: este é o nome artístico de Maria do Carmo Loiola Bessa. Nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em artes plásticas e educação artística pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou estética e análise plástica com os artistas italianos Bassano Vaccarini, Leonello Berti e Pedro Manuel Gismondi. De linha modernista, a sua formação a influenciou para o abstrato e o conceitual.
A artista visual aborda em seus manifestos estéticos o primitivo, o originário, em seu sentido mais puro. Explora formas, linguagens e diversos suportes. Característica marcante no trabalho da artista é a assemblage, técnica de reaproveitamento de objetos com a finalidade de criar novos significados. A arte popular e suas raízes, vindas do interior de Minas Gerais, são muito presentes em sua obra.
Mais sobre Pama Loiola: Instagram: @pamaloiola
Serviço:
Exposição Assemblagem – A linguagem dos objetos.
Local: Galeria Andrea Rehder – Avenida Brasil, 2079, Jardins, São Paulo
Período expositivo: 29 de março a 02 de maio
Abertura: Sábado, 29/03, das 11h às 15h
Visitação: segunda a sexta - das 11h às 18h
Sábado - sob agendamento 11 97653-7560
SP-Arte / Galeria Andrea Rehder
Local: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, São Paulo.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3
Data: 2 a 6 de abril
Dias e horários
2 de abril: convidados
3 e 4 de abril: 12h às 20h
5 de abril: 11h às 20h
6 de abril: 11h às 19h