Carregando... aguarde
A linguagem dos objetos-2025-03-29 - Guia das Artes
A linguagem dos objetos
A linguagem dos objetos
Quando acontece
Sábado, 29 Março até Sexta, 02 Maio
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Galeria Andrea Rehder
Avenida Brasil, 2079, Jardins, São Paulo
Conteúdo

 

Pama Loiola inaugura exposição individual na Galeria Andrea Rehder
dia 29 de março e estará na SP Arte de 2 a 6 de abril

 

A artista Pama Loiola inaugura a exposição Assemblagem – A linguagem dos objetos, na Galeria Andrea Rehder, em São Paulo. A mostra aprofunda sua pesquisa sobre a materialidade e a poética dos objetos, ressignificando memórias e ancestralidades. A abertura será dia 29 de março, das 11h às 15h, e a exposição ficará em cartaz até o dia 2 de maio. Paralelamente, a artista participa da edição 2025 da SP-Arte, de 02 a 06 de abril, no Pavilhão da Bienal, na capital paulista.

Com uma produção marcada pela experimentação e pela força do simbólico, Pama transforma objetos esquecidos em obras carregadas de história e memória. São retalhos, louças quebradas, cartas amareladas – fragmentos que ecoam ancestralidades e transitam entre o pessoal e o coletivo, o utilitário e o poético, um apanhado representativo de sua multiplicidade criativa.

Sobre Pama Loiola: este é o nome artístico de Maria do Carmo Loiola Bessa. Nasceu em Sacramento (MG) e formou-se em artes plásticas e educação artística pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou estética e análise plástica com os artistas italianos Bassano Vaccarini, Leonello Berti e Pedro Manuel Gismondi. De linha modernista, a sua formação a influenciou para o abstrato e o conceitual.

A artista visual aborda em seus manifestos estéticos o primitivo, o originário, em seu sentido mais puro. Explora formas, linguagens e diversos suportes. Característica marcante no trabalho da artista é a assemblage, técnica de reaproveitamento de objetos com a finalidade de criar novos significados. A arte popular e suas raízes, vindas do interior de Minas Gerais, são muito presentes em sua obra.
Mais sobre Pama Loiola: Instagram: @pamaloiola


Serviço:
Exposição Assemblagem – A linguagem dos objetos.
Local: Galeria Andrea Rehder – Avenida Brasil, 2079, Jardins, São Paulo
Período expositivo: 29 de março a 02 de maio
Abertura: Sábado, 29/03, das 11h às 15h
Visitação: segunda a sexta - das 11h às 18h
Sábado - sob agendamento 11 97653-7560

SP-Arte / Galeria Andrea Rehder
Local: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, São Paulo.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3
Data: 2 a 6 de abril
Dias e horários
2 de abril: convidados
3 e 4 de abril: 12h às 20h
5 de abril: 11h às 20h
6 de abril: 11h às 19h

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
A linguagem dos objetos -
Saiba mais
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Abdias Nascimento – O Quilombismo -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
MELODIAS DAS TRAMAS - DE GENARO DE CARVALHO A JORGE CRAVO -
Saiba mais
O Exílio da Noite” de Alejandro Lloret - Redes sociaisAlejandro Lloret @lloret.alejandroAndrés Inocente Martín Hernández @/inocente1212Galeria Cukier Arte @cukierarte
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais