Carregando... aguarde
ZipUp-2020-02-29 - Guia das Artes
"ZIP`UP"
Evento encerrado
"ZIP`UP"
Quando aconteceu
Sábado, 29 Fevereiro até Sábado, 28 Março
Local
Zipper Galeria
R. Estados Unidos 1494, Jardim América
Conteúdo

 

Ainda que em transição, o trabalho de Vitor Mizael não abandona o olhar em torno da memória. Em séries passadas, o artista refletia sobre a noção de patrimônio e conservação, priorizando suportes que exprimiam a vulnerabilidade e a perecibilidade da matéria.

Agora, o interesse do artista migra para outra perspectiva do mesmo objeto: questões como afetividade e ornamento, e como elas se expressam no espaço e se acumulam ao longo do tempo, viram seu foco. Por isso, ao lado do desenho, surgem bordados em linho, pinturas em azulejos das décadas de 1970 e 1980, objetos em metal que remetem a padronagens de portões domésticos tão característicos das casas de São Paulo. Parte desta produção recente de Vitor Mizael está em sua nova exposição individual no programa Zip’Up, aberta a partir de 29 de fevereiro.

Desde o início de sua pesquisa, Vitor aborda as figuras animais e botânicas pela ilustração científica. Ele se apropria de manuais catalográficos para criar novas formas e buscar outras relações entre os trabalhos que se confrontam no espaço expositivo. Nesta individual, os trabalhos revelam a virtuose do desenho e seu poder de rompimento com a representação do real. Em estandartes de linho bordado e portões soldados, convivem o que antes eram opostos: serpentes e o pássaros — duas figuras frequentes no trabalho do artista — deixam os meros status de “predador” e “presa” e assumem novas simbologias.

Segunda individual do artista na Zipper, a mostra fica em cartaz até 28 de março.

Idealizado em 2011, um ano após a criação da Zipper, o programa Zip’Up é um projeto experimental voltado para receber novos artistas, nomes emergentes não representados por galerias paulistanas. O objetivo é manter a abertura a va-riadas investigações e abordagens, além de possibilitar a troca de experiência en-tre artistas, curadores independentes e o público, dando visibilidade a talentos em iminência ou amadurecimento. Em um processo permanente, a Zipper recebe, seleciona, orienta e sedia projetos expositivos, que, ao longo dos últimos oito anos, somam mais de cinquenta exposições e cerca de 70 artistas e 30 curado-res que ocuparam a sala superior da galeria.

Poemas Visuais na Zipper

Também no dia 29 de fevereiro, a Zipper inaugura um projeto de ocupação da fachada da galeria com poemas visuais. A ideia é que, a cada nova abertura de exposições na galeria, se inaugure um novo poema visual na fachada, ao longo de 2020.

A primeira ocupação será realizada pelo artista Tadeu Jungle com o trabalho “VOCÊ ESTÁ AQUI”, que também preenche a empena de 555 m² do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP).

Concebido nos anos 1980, o poema se multiplicou ao longo dos anos em diversos suportes: pequenos adesivos, telas gigantes, caixas de fósforo, placas de metal, estruturas de madeira, copos, camisetas, faixas de plásticos presas a aviões, sinalizadores de toda sorte.

Similar ao grafitti, o trabalho não deixou o espaço público e não abandonou características da aparição anônima. “VOCÊ ESTÁ AQUI é um poema Zen. Um poema que te chama para a reflexão daquele momento presente. Ele propõe que experimentemos a realidade direta, aqui e agora”, comenta o artista Tadeu Jungle.

Serviço

Zip'Up: Vitor Mizael
Abertura: 29 de fevereiro, às 12h
Em cartaz até 28 de março de 2020
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

Contato
+55 11 4306-4306
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
GEOPRÓPOLIS -
Saiba mais
Gravadas no Corpo -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais