Carregando... aguarde
ZipUp-2020-02-29 - Guia das Artes
"ZIP`UP"
Evento encerrado
"ZIP`UP"
Quando aconteceu
Sábado, 29 Fevereiro até Sábado, 28 Março
Local
Zipper Galeria
R. Estados Unidos 1494, Jardim América
Conteúdo

 

Ainda que em transição, o trabalho de Vitor Mizael não abandona o olhar em torno da memória. Em séries passadas, o artista refletia sobre a noção de patrimônio e conservação, priorizando suportes que exprimiam a vulnerabilidade e a perecibilidade da matéria.

Agora, o interesse do artista migra para outra perspectiva do mesmo objeto: questões como afetividade e ornamento, e como elas se expressam no espaço e se acumulam ao longo do tempo, viram seu foco. Por isso, ao lado do desenho, surgem bordados em linho, pinturas em azulejos das décadas de 1970 e 1980, objetos em metal que remetem a padronagens de portões domésticos tão característicos das casas de São Paulo. Parte desta produção recente de Vitor Mizael está em sua nova exposição individual no programa Zip’Up, aberta a partir de 29 de fevereiro.

Desde o início de sua pesquisa, Vitor aborda as figuras animais e botânicas pela ilustração científica. Ele se apropria de manuais catalográficos para criar novas formas e buscar outras relações entre os trabalhos que se confrontam no espaço expositivo. Nesta individual, os trabalhos revelam a virtuose do desenho e seu poder de rompimento com a representação do real. Em estandartes de linho bordado e portões soldados, convivem o que antes eram opostos: serpentes e o pássaros — duas figuras frequentes no trabalho do artista — deixam os meros status de “predador” e “presa” e assumem novas simbologias.

Segunda individual do artista na Zipper, a mostra fica em cartaz até 28 de março.

Idealizado em 2011, um ano após a criação da Zipper, o programa Zip’Up é um projeto experimental voltado para receber novos artistas, nomes emergentes não representados por galerias paulistanas. O objetivo é manter a abertura a va-riadas investigações e abordagens, além de possibilitar a troca de experiência en-tre artistas, curadores independentes e o público, dando visibilidade a talentos em iminência ou amadurecimento. Em um processo permanente, a Zipper recebe, seleciona, orienta e sedia projetos expositivos, que, ao longo dos últimos oito anos, somam mais de cinquenta exposições e cerca de 70 artistas e 30 curado-res que ocuparam a sala superior da galeria.

Poemas Visuais na Zipper

Também no dia 29 de fevereiro, a Zipper inaugura um projeto de ocupação da fachada da galeria com poemas visuais. A ideia é que, a cada nova abertura de exposições na galeria, se inaugure um novo poema visual na fachada, ao longo de 2020.

A primeira ocupação será realizada pelo artista Tadeu Jungle com o trabalho “VOCÊ ESTÁ AQUI”, que também preenche a empena de 555 m² do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP).

Concebido nos anos 1980, o poema se multiplicou ao longo dos anos em diversos suportes: pequenos adesivos, telas gigantes, caixas de fósforo, placas de metal, estruturas de madeira, copos, camisetas, faixas de plásticos presas a aviões, sinalizadores de toda sorte.

Similar ao grafitti, o trabalho não deixou o espaço público e não abandonou características da aparição anônima. “VOCÊ ESTÁ AQUI é um poema Zen. Um poema que te chama para a reflexão daquele momento presente. Ele propõe que experimentemos a realidade direta, aqui e agora”, comenta o artista Tadeu Jungle.

Serviço

Zip'Up: Vitor Mizael
Abertura: 29 de fevereiro, às 12h
Em cartaz até 28 de março de 2020
R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h

Contato
+55 11 4306-4306
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
ARQUIVO PETER SCHEIER - As muitas fases de Peter Scheier
Saiba mais
"Japão em Sonhos" - Japan House recebe exposição imersiva pela arte japonesa
Saiba mais
AGORA OU NUNCA – DEVOLUÇÃO - Paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
Construção - Artista ergue instalação com 180 mil hashis na Japan House, em SP.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade - São Paulo receberá exposição gratuita sobre Antigo Egito
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Limiares - Governo do Estado presenteia São Paulo com novo espaço dedicado à arte contemporânea.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Pasteur, O Cientista - Exposição interativa em SP celebra a vida de Louis Pasteur
Saiba mais
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
“Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” - “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” segue até maio, no Farol Santander, na região central
Saiba mais