Carregando... aguarde
Histórias da dança-2020-02-10 - Guia das Artes
Histórias da dança
Evento encerrado
Histórias da dança
Quando aconteceu
Segunda, 10 Fevereiro até Sábado, 15 Fevereiro
Local
MASP
AV Paulista, 1578
Conteúdo

 

Ao longo das aulas, serão abordadas diferentes períodos e estilos, como o Renascimento, o Barroco e o século 19.

Partindo da importância do corpo na arte da tradição e na arte moderna, será visto como elementos de dinâmica e ritmo evidenciam a percepção criativa de cada época e como pinturas e esculturas revelam vestígios do corpo de seus criadores. 

Para os artistas ligados ao classicismo, movimento e ritmo são pensados dentro de uma regra de composição rígida, que tem o desenho como base; para parte dos artistas modernos se impõe a gestualidade do ato criativo, deixando marcas da intenção expressiva do artista. No primeiro caso, pode ser citada a obra Himeneu travestido assistindo uma dança em homenagem a Príapo, 1634-1638, de Nicolas Poussin no acervo do MASP, na qual o ritmo e a dança obedecem a regras fixas de composição. Já no segundo caso, pode ser citada A grande árvore, 1942, de Chaïm Soutine, que traz o impulso do gesto do artista como elemento de autoexpressão. Além desses exemplos, o curso tratará de nomes como Degas, Toulouse-Lautrec, Modigliani, Van Gogh e Picasso, mostrando como corpo, dinâmica e ritmo surgem de modos distintos ao longo da história da arte. A última aula do curso será realizada no Acervo em transformação, quando serão vistas as obras dos artistas estudados.

 

Serviço:

HORÁRIO
19H-21H
DURAÇÃO DO MÓDULO
10, 11, 12, 14 E 15.2.2020
SEG-SÁB
5 AULAS
INVESTIMENTO

PÚBLICO GERAL
5X R$ 90,00*
AMIGO MASP
5X R$ 76,50*
*PARCELAMENTO APENAS EM CARTÃO DE CRÉDITO

Contato
+55 11 3149-5959
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
37º Panorama da Arte Brasileira - sob as cinzas brasa -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Ojú Adé - o Olho da Coroa no Tendal da Lapa -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
“Modernismo. Destaques do acervo“ - Pinacoteca celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com nova exposição
Saiba mais