Carregando... aguarde
Margarida pra voce lembrar de mim-2023-11-17 - Guia das Artes
Margarida: pra você lembrar de mim
Evento encerrado
Margarida: pra você lembrar de mim
Quando aconteceu
Sexta, 17 Novembro até Sábado, 18 Novembro
Local
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belém, São Paulo - SP
Conteúdo

 

Espetáculo "Margarida, pra você lembrar de mim" encerra temporada de apresentações gratuitas em São Paulo 


Depois de passar pelo Teatro Flávio Império, Aldeia Indígena Guarani Mbyá - Tenondé Porã, Movimento de Moradia da Região do Centro, Ocupação Luta Popular e Centro de Defesa e Convivência da Mulher (Projeto Naná Serafim - Casa de Isabel), a agenda chega na Ocupação Cultural Mateus Santos em 17 e 18/11

 
divulgação.jpg

Crédito: Divulgação

 

O espetáculo “Margarida, pra você lembrar de mim” segue temporada de apresentações gratuitas em São Paulo. A iniciativa, que estará em cartaz ao longo de novembro, é uma tentativa poética de dar vida à memória de Margarida Maria Alves, militante camponesa assassinada em 1983 por interesses políticos de latifundiários. Nele, Luz Bárbara manipula objetos narrativos, abertura de câmera ao vivo e projeções audiovisuais em uma narrativa que reconta fatos históricos de raro conhecimento público. A memória é reconstruída de maneira fractal e entrecruza o ato de lembrar a trajetória de Margarida, recontar a memória do Cariri paraibano, reencantar a memória ancestral da nação Kariri e um exercício de autoficção.


A peça é resultado de um trabalho artístico de pesquisa iniciado em 2015 a partir da migração de Luz Bárbara para São Paulo. Desde então, Luz iniciou uma busca por compreender suas raízes identitárias e foi nesse processo que se reconectou com a memória de Margarida Maria Alves e tem visibilizado através da performance a identidade étnica da militante camponesa.


“Tenho me emocionado com o retorno do público tanto imediato no ato da performance como após as apresentações - muites migrantes nordestines ou filhes de migrantes nordestines relataram que a peça desperta a saudade de suas terras natal, também muitas pessoas vêem na interpretação que faço de Margarida suas mais velhas, além disso tenho percebido que a obra sensibiliza as pessoas em geral para a questão da luta por terra e território através da memória afetiva”.


“Margarida, pra você lembrar de mim” fez parte da programação do 26° Porto Alegre Em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, em setembro de 2019, no Rio Grande do Sul. Agora, encerrando a programação, a agenda passa pela Ocupação Cultural Mateus Santos, nos dias 17 e 18 de novembro, às 19h e 14h, respectivamente. Antes disso, esteve no Teatro Flávio Império, Aldeia Indígena Guarani Mbyá - Tenondé Porã, Movimento de Moradia da Região do Centro, Ocupação Luta Popular e Centro de Defesa e Convivência da Mulher (Projeto Naná Serafim - Casa de Isabel). 


A trilha sonora do espetáculo é composta pelo cantor e compositor Chico César e representa a exploração da musicalidade do espaço rural nordestino e a estética da música experimental, semelhante à sonoridade analisada pelo grupo “Jaguaribe Carne”, fundado em plena ditadura militar, do qual o compositor foi integrante. A contraposição dessas sonoridades permite explorar musicalmente a coexistência de tempos, espaços e experiências, proposta pelo espetáculo, e também criar diferentes atmosferas narrativas para ritmos como ciranda, coco de roda, caboclinho, boi, maracatu e cavalo marinho.

 
ACESSE AQUI AS FOTOS DE DIVULGAÇÃO.

SERVIÇO

 

Margarida: pra você lembrar de mim

 

Dia: 17/11

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Local: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belém, São Paulo - SP

 

Dia: 18/11

Horário: 14h

Entrada Gratuita

Local: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belém, São Paulo - SP


* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Alma da Rua I -
Saiba mais
Alma da Rua I -
Saiba mais
Araetá – A Literatura dos Povos Originários - Exposição Araetá: A Literatura dos Povos Originários traça panorama sobre a produção literária de autores indígenas
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Lordello Escritório de Arte - 2024-02-27 -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Mulheres por Mulheres -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais