Carregando... aguarde
Quando nos estamos O tempo e o Premio EDP nas Artes-2017-11-08 - Guia das Artes
Quando nós estamos? O tempo e o Prêmio EDP nas Artes
Faltam 17479 dias para o início
Quando nós estamos? O tempo e o Prêmio EDP nas Artes
Quando acontece
Quarta, 08 Novembro até Domingo, 07 Janeiro
dom
11:00
00:00
seg
11:00
00:00
ter
11:00
00:00
qua
11:00
00:00
qui
11:00
00:00
sex
11:00
00:00
sab
11:00
00:00
Local
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Entrada pela R. Coropés, 88) - Pinheiros
Conteúdo

A proposta da exposição, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake – Paulo Miyada, Carolina de Angelis, Luise Malmaceda, Priscyla Gomes e Theo Monteiro –, consistiu na produção de uma linha do tempo coletiva, construída pelos artistas e pelos curadores, em que cada um escolheu por seus próprios critérios acontecimentos dos últimos oito anos. “Organizar uma exposição com estes artistas vencedores começa por refletir sobre a singularidade de suas obras recentes e se estende até sobre como sentir e pensar a história muito próxima (da arte e do mundo), que abrange desde 2009 até hoje”.

 

Na inauguração da mostra, dia 8 de novembro, será lançado uma nova vertente do Prêmio EDP nas Artes, um concurso para Residência Artística na Escola Entrópica do Instituto Tomie Ohtake. Assim como a premiação, a residência é também voltada a artistas jovens, de 18 a 27 anos de todo país. A Escola Entrópica evoca um sistema de estudo que propõe ampliar os espaços de compartilhamento, experimentação e produção crítica entre artistas, pesquisadores, curadores e o público, tendo como mote a entropia e suas noções de transformação.

 

Serão selecionados dois artistas para a Residência Artística na Escola Entrópica, que acontecerá de março a julho de 2018. Ambos serão contemplados com passagens aéreas ou terrestres para São Paulo, hospedagem e ateliê por quatro meses na cidade, e bolsa integral para as atividades da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake, que inclui a participação em um grupo de estudos coordenado por um artista e um curador, três cursos livres ministrados por artistas e pesquisadores, o acompanhamento de um curador e visita a ateliê de artistas. As inscrições, por envio de portfólios, podem ser feitas do dia 09 de novembro a 22 de dezembro de 2017. 

 

Já o lançamento da 6º Prêmio EDP nas Artes acontecerá em março de 2018, quando serão abertas as inscrições. Idealizado para estimular a produção artística contemporânea, o prêmio é voltado a jovens artistas de todo o Brasil, nascidos ou residentes no país há pelo menos dois anos, com idade entre 18 e 27 anos. A iniciativa, além da premiação, contempla uma série de atividades ao longo do ano, como cursos, palestras, workshops em regiões brasileiras onde o acesso à arte contemporânea é mais restrito.

 

O Prêmio EDP nas Artes é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake e da EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e serviços de energia, com o apoio do Instituto EDP, Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.

PROGRAMAÇÃO PARALELA À EXPOSIÇÃO:

VISITAS MEDIADAS

Mediadas por educadores, as visitas incluem uma conversa na exposição seguida de atividade poética em ateliê.

Quartas, quintas e sextas, das 10h às 12h e das 14h às 16h

Vagas: até 40 pessoas por grupo

Inscrições pelo telefone (11) 2245-1937 

 

OFICINA COM FLORA REBOLLO

Workshop com a artista participante da 1ª edição do Prêmio EDP nas Artes.

“5 JOGOS SURREALISTAS” é uma oficina prática de desenho. A oficina conta com uma pequena introdução teórica sobre os exercícios surrealistas de linguagem desenvolvidos na década de 1920 como ferramentas de crítica da razão e acesso ao inconsciente, seguida de atividades práticas nas quais os participantes poderão explorar uma variedade de técnicas e metodologias de desenho, individuais e coletivas, como automatismo, improviso e colagem. 

Público-alvo: interessados em geral

Faixa etária sugerida: a partir de 16 anos

11/11, das 14h às 18h

Vagas: 20

Inscrições pelo telefone (11) 2245-1937 

 

OFICINA COM JIMSON VILELA

Workshop 'Da margem para fora' com o artista participante da 3ª edição do Prêmio EDP nas Artes.

A oficina propõe aos participantes a experimentação plástica a partir de estímulos encontrados em textos que lhes sejam familiares. Para tanto, cada participante da oficina deverá trazer seu livro, poema ou texto favorito para que através de uma análise do mesmo seja extraída uma metodologia de abordagem do espaço. 

Público-alvo: Estudantes de arte, jovens artistas, etc (interessados e curiosos) 

Faixa etária sugerida: a partir de 16 anos

11/11, das 14h às 18h

Vagas: 20

Inscrições pelo telefone (11) 2245-1937 

 

ENCONTRO COM PROFESSORES

Espaço de diálogo e reflexão entre os educadores do Instituto Tomie Ohtake e professores, educadores e assistentes sociais de outras instituições. O encontro constitui-se de visita à exposição e atividade poética em ateliê.

17/11, das 18h30 às 21h

Vagas: 20

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

Mediadas por educadores surdos e com foco nesse público, as visitas incluem uma conversa na exposição seguida de atividade poética em ateliê.

2/12, às 14h30

Vagas: 20

Inscrições pelo e-mail setoreducativo@institutotomieohtake.org.br

 

VISITA AO ATELIÊ DE DANIEL DE PAULA

Mediada pelo artista, participante da 2ª edição do Prêmio EDP nas Artes, a visita inclui o transporte e conversa no ateliê sobre seu processo de criação.

9/12, das 10h às 12h

Vagas: 15

 

PERFORMANCE DE GUILHERME PETERS

Performance do artista participante da 2ª edição do Prêmio EDP nas Artes.

9/12, às 17h

Preços e pagamento
Entrada gratuita*Algumas exposições têm entrada paga. Consulte a programação para mais informações.
Contato
Telefone
11 2245 1900
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Instituto Tomie Ohtake - Foi construído especialmente para realizar diversas mostras.
Saiba mais
0,1Km - A CASA – Museu do objeto brasileiro - É um museu localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,3Km - Tu Mercado de Arte e Moda - É um espaço localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,5Km - Galeria Estação - Com 10 anos de atividade no cenário cultural brasileiro, a Galeria Estação impôs o seu perfil mostrando artistas não eruditos,inserindo-os no mercado da arte contemporânea.
Saiba mais
0,5Km - Centro Brasileiro Britânico- O complexo foi projetado por Botti Rubin e conta com galerias, biblioteca, restaurante e salas de reunião de algumas instituições, entre as quais está o Consulado Geral Britânico e a BBC.
Saiba mais
0,5Km - Galeria Bolsa de Arte - São Paulo - A Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre iniciou suas atividades no ano de 1980.
Saiba mais
0,6Km - Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
0,6Km - Galeria Tato - Fundada em 2010 por Tato DiLascio, a Galeria TATO trabalha com artistas efervescentes e multidisciplinares, sendo estes brasileiros ou internacionais, jovens ou já consolidados, que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte contemporânea — e
Saiba mais
0,6Km - Galeria Raquel Arnaud - a Galeria Raquel Arnaud foi criada em 1973, com o nome de Gabinete de Arte.
Saiba mais
0,7Km - Museu da Pessoa - O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo, em 1991,
Saiba mais
232,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
354,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais