Carregando... aguarde
ArtSampa-2022-03-16 - Guia das Artes
ArtSampa
Evento encerrado
ArtSampa
Quando aconteceu
Quarta, 16 Março até Domingo, 20 Março
Local
A OCA
Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 – Vila Mariana
Conteúdo

 

Em 2022, o calendário da capital artística da América Latina vai ganhar um novo evento que já nasce com a credibilidade de mais de 11 anos de experiência, sucesso e reconhecimento.

Contando com a estrutura e equipe organizadora da ArtRio, a primeira edição da ArtSampa será realizada na OCA, projeto de Oscar Niemeyer dentro do Parque Ibirapuera, em meio ao jardim de Burle Marx e aposta em projetos inovadores e originais pensados exclusivamente para a feira. Mais informações sobre programas, curadorias e galerias serão disponibilizados no menu a cima em breve!

ArtSampa é organizada pela ArtRio.

A 1ª edição da ArtSampa aposta em projetos inovadores e originais pensados exclusivamente para a feira.

Levando em consideração a arquitetura da OCA, obra icônica de Oscar Niemeyer, as galerias foram convidadas a apresentarem propostas que apostassem na originalidade e diálogo com o espaço. Esses serão projetos especiais que irão compor um novo programa geral desafiador que reúne importantes galerias já estabelecidas do circuito nacional e galerias jovens, com curadoria experimental concebida exclusivamente para a feira. O processo seletivo que avaliou as propostas foi conduzido pelo Comitê de Seleção da ArtSampa, composto pelos galeristas: Antonia Bergamin (ex-Bergamin & Gomide), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).

O MIRA, tradicional programa dedicado a video-arte, apresentará um programação de artistas emergentes e consagrados selecionados pelo curador do programa. As projeções serão realizadas diariamente na cúpula da OCA, com um espaço no mezanino dedicado ao público.

 

Programa geral


Em breve traremos a lista de galerias participantes e seus respectivos projetos.

Veja em: artrio.com/artsampa 

MIRA


MIRA 2022 - Edição ArtSampa
Curadoria: Victor Gorgulho

Nosso tradicional programa de video-arte retorna, agora em edição paulista! O MIRA irá apresentar uma seleção de nomes consagrados e talentos emergentes da video-arte nacional selecionados pelo curador do programa. Fazendo uso das curvas de Oscar Niemeyer, o programa levará suas projeções diárias para o topo da cúpula branca da OCA, permitindo ao público ocupar o mezanino para assisti-lo.

Em breve mais informações sobre a curadoria do Victor Gorgulho.

Sobre o curador

Victor Gorgulho (Rio de Janeiro, 1991) é curador, jornalista e pesquisador. Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestrando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.

Curou as exposições Vivemos na melhor cidade da América do Sul, junto com Bernardo José de Souza (Átomos, Rio de Janeiro, 2016 e Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2017); O terceiro mundo pede a bênção e vai dormir (Despina, Rio de Janeiro, 2017); Eu sempre sonhei com um incêndio no museu – Laura Lima & Luiz Roque no Teatro de Marionetes Carlos Werneck (Rio de Janeiro, 2018); Perdona que no te crea (Fortes D’Aloia & Gabriel, Rio de Janeiro, 2019). Co-curador, com Keyna Eleison, da exposição Escrito no Corpo, em exibição na Carpintaria,  no Rio de Janeiro, até fevereiro de 2021.

Desde 2019 é o curador do MIRA, programa de videoarte da ArtRio. Integra o corpo curatorial da Despina, centro de pesquisa e residência artística no Rio de Janeiro, sob a direção de Consuelo Bassanesi. No Cineclube do espaço, já promoveu a exibição de filmes e conversas com artistas como Cristiano Lenhardt, DISTRUKTUR e Karim Aïnouz.

Como jornalista, foi editor assistente de cultura do Jornal do Brasil (2014-2017) e hoje colabora com veículos como o El País Brasil. Co-organizador, junto da crítica e curadora Luisa Duarte, do livro No tremor do mundo – Ensaios e entrevistas à luz da pandemia (Editora Cobogó, 2020). Curador convidado Pivô Satélite 2021 #2

 

Fonte: ArtRio

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Araetá – A Literatura dos Povos Originários - Exposição Araetá: A Literatura dos Povos Originários traça panorama sobre a produção literária de autores indígenas
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Lordello Escritório de Arte - 2024-02-27 -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Mulheres por Mulheres -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais