Carregando... aguarde
Histórias da arte moderna e contemporânea-2017-03-08 - Guia das Artes
Histórias da arte moderna e contemporânea
Faltam 17234 dias para o início
Histórias da arte moderna e contemporânea
Quando acontece
Quarta, 08 Março até Quarta, 05 Julho
dom
seg
ter
qua
19:30
21:30
qui
sex
sab
Local
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista
Conteúdo

 

O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos. Não se trata, com isso, de retirar à arte sua especificidade no interior da esfera cultural, mas, pelo contrário, de abrir sua história à outras perspectivas e narrativas possíveis.

Almeja-se, idealmente, que cada uma das aulas possa funcionar como uma pequena introdução autônoma à história da arte moderna e contemporânea, orientada por uma questão específica, desde sua origem até seus desdobramentos posteriores. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz, não apenas de identificar a produção artística nos períodos abordados, como de compreender sua motivação, seus mecanismos históricos, mas também seus impasses diante de questões que seguem em aberto.

 

Planos de aulas

08/03. Aula 1
Moderno, Modernismo e Modernidade: introdução aos conceitos. Revoluções industriais e sociais: a poesia e a vida na metrópole cinzenta. As exposições universais e o contexto imperialista.
 
15/03. Aula 2
Pintar, mudar ou deixar a capital. Os salões oficiais e independentes. O artista como retratista de seu tempo, como produtor autônomo e agitador político. A experiência da Comuna de Paris.

Visita na coleção do MASP: Coubert e Manet

22/03. Aula 3
Imagens em massa e imagens da massa: o surgimento da fotografia e do cinema. O impressionismo e seu depois. A reinvenção da crítica de arte: Baudelaire e Zola.
 
29/03. Aula 4
O interesse pelo “primitivismo” na Europa e na Rússia. O cubismo e o Suprematismo entre máscaras africanas e maçãs de Cézanne.

Visita na coleção do MASP: Cézanne

05/04. Aula 5
Conferência com convidado
O interesse pelo “primitivo” no Brasil. A antropofagia de Oswald de Andrade.Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Maria Martins.
 
12/04. Aula 6
 Um passo a frente nas vanguardas internacionais: Surrealismo, Bauhaus, Construtivismo, Dadaísmo em seus contextos artísticos e políticos. A Primeira Guerra Mundial, a revolução de 1917 e a iminência do fim da cultura.
 
19/04. Aula 7
Qualquer coisa na hora certa: os readymades de Marcel Duchamp entre o moderno e o contemporâneo. O fim da pintura, o fim da arte?

26/04. Aula 8
High e Low: indústria cultural, crítica de arte e expressionismo abstrato no contexto do pós-guerra.

03/05. Aula 9
Conferência com convidado

A experiência concreta e neo-concreta no Brasil.
 
10/05. Aula 10
O efeito Duchamp: apropriação, reprodução e crise da autoria na Arte Pop.

Visita na coleção do MASP: Ana Maria Maiolino e Rubens Gerchman

17/05. Aula 11
Arte povera, minimalismo, arte processual, arte conceitual: novas vanguardas internacionais reunidas na exposição When Attitudes become form (1969) de Harald Szeemann.

24/05. Aula 12
A fotografia como arte, a arte como fotografia: olhares modernos e contemporâneos sobre o mundo e sobre o tempo. Museus imaginários e livros de artista.
 
31/05. Aula 13
Conferência com convidado
Arte, informação e instituição na arte contemporânea brasileira.
 
07/06. Aula 14
Formas indefinidas de história: anti-moderno, pós-moderno, contemporâneo. Formas híbridas de arte: happening, performance e instalação.
 
14/06. Aula 15
A emergência do curador como autor e o fantasma de um novo árbitro do gosto. Feminismo nos anos 1970 e retorno à pintura nos anos 1980. Arte por toda parte: o boom das bienais, galerias, feiras e leilões.
 
21/06. Não haverá aula
 
28/06. Aula 16
Conferência com convidado
Dos índios nas exposições - do objeto distante ao artista engajado. Uma reflexão de como as artes visuais e performativas estão se apropriando do universo indígena nas últimas décadas. Nesse mesmo movimento, são os índios também que passam a se apropriar de linguagens não-indígenas, como o espaço expositivo e o audiovisual.
 
05/07. Aula 17 
Perspectivas neoliberais e pós-coloniais na arte contemporânea. Obsolescência do novo e as potências do passado: o retorno dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi e outras estratégias museológicas na construção de narrativas históricas.

Visita na coleção do MASP: Marcelo Cidade

 

Professores:

Daniel Jablonski (coordenação) e especialistas convidados

17 aulas (34 horas/aula)

 

Investimento
5x R$ 255,00


AMIGOMASP
5x R$ 229,50

 

Contato
Telefone: +55 11 3149-5959

E-mail: escola@masp.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - MASP - O MASP é um museu privado sem fins lucrativos...
Saiba mais
0,6Km - Teatro Gazeta - Localiza-se na Avenida Paulista, em São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
0,9Km - Teatro Frei Caneca - O espaço também permite a realização de eventos coorporativos de todos os segmentos.
Saiba mais
0,9Km - Galeria nicoli - DESIGN ART GALLERY
Saiba mais
0,9Km - Dconcept- Dirigido por Cecilia Isnard e localizado em vila projetada por Flávio de Carvalho, nos Jardins, o escritório mantém em acervo obras de Adriana Coppio, Catherine Ferraz, Cecilia Dequech, Clarice Gonçalves, Daniella Liu Herzog, Dione Veiga, Felipe Oliveira
Saiba mais
1,0Km - Teatro Augusta - Localiza-se na Rua Augusta, na cidade de São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
1,0Km - Teatro Ruth Escobar - A montagem de estréia foi "A Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht, sob a direção de José Renato, configurando, desde o início, o caráter revolucionário desta casa de espetáculos.
Saiba mais
1,0Km - Galeria Mapa -
Saiba mais
229,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
351,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais