Carregando... aguarde
Chão em chamas-2017-10-05 - Guia das Artes
Chão em chamas
Evento encerrado
Chão em chamas
Quando aconteceu
Quinta, 05 Outubro até Sábado, 04 Novembro
Local
Zipper GAleria
Jardim América: r. Estados Unidos, 1.494,
Conteúdo

O título da exposição foi emprestado do livro de contos do escritor e fotógrafo mexicano Juan Rulfo, publicado pela primeira vez em 1953. Entre grande variedade de personagens e situações narradas pelo autor, há em comum um clima de aridez que é o cenário de um eterno embate entre a sobrevivência e a extinção. Chão em Chamas trás ao mesmo tempo a ideia de fim e de começo.

 

Apontando para um futuro distópico, a fotoinstalação “Revanche Animal” (2017) de Castilho, composta por dezenas de cianótipos, faz uma composição que propõe uma nova hierarquia na cadeira alimentar, em que o ser humano é ameaçado no topo. Na mesma direção, a fotoinstalação “Dois Sóis” (2017) forma uma céu que abriga dois sóis, em uma situação ligada a um imaginário apocalíptico. Já na série de esculturas em bronze “Torres” (2017), instaladas sobre bases de concreto, o desequilíbrio toma forma em casas de João de Barro empilhadas como em um edifício.

 

No vetor temporal oposto, direcionado ao passado, dois trabalhos com pegadas abrem um arco temporal que vão à época dos dinossauros, seres que, em uma perspectiva geológica, estavam à beira da extinção sem saber. A fotoinstalação “Passos Fósseis” (2017) registra pegadas de dinossauros que datam mais de 100 milhões de anos, produzidas em sítio paleontológico na Paraíba. E, em contraponto a estas, “Marca Infinita” (2017) mostra pegadas de animais de nossa era – como macaco, onça parda, tamanduá-bandeira, ema, jabuti, arara e onça pintada - “fossilizadas” em bronze pelo artista. O indício é de que, nas duas séries, o presente figura como uma ausência.

 

“Chão em Chamas” fica em cartaz até 4 de novembro.

Contato
tel. (11) 4306-4306.
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Galeria Zipper- Inaugurada em 2010, a Zipper Galeria estabeleceu-se inicialmente com foco na produção de artistas emergentes da cena brasileira e latino-americana,
Saiba mais
0,2Km - Galeria Casa Triângulo - A Casa Triângulo, fundada em 1988, por Ricardo Trevisan, se destaca como uma das mais importantes galerias de arte contemporâneas do Brasil.
Saiba mais
0,2Km - Dan - A DAN GALERIA FOI FUNDADA EM 1972 POR J. PETER COHN E GLÁUCIA S. COHN EM SÃO PAULO
Saiba mais
0,2Km - Teatro Procópio Ferreira - O Teatro Procópio Ferreira localiza-se em São Paulo.
Saiba mais
0,3Km - Galeria Berenice Arvani - A Galeria Berenice Arvani está centrada na arte contemporânea, com foco especial nos artistas construtivos.
Saiba mais
0,3Km - Galeria Bergamim & Gomide - Criada em 2000 em São Paulo por Jones Bergamin, diretor da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, a Galeria Bergamin serviu por muitos anos como uma extensão da tradicional casa de leilões carioca.
Saiba mais
0,3Km - Arteedicoes Galeria - A ArtEEdições Galeria democratiza a arte contemporânea através da comercialização de gravuras, fotografias e objetos em edições limitadas.
Saiba mais
0,4Km - Loderllo & Gobbi - É um escritório de arte inaugurado em 2005.
Saiba mais
0,4Km - Arte Aplicada - Diversidade.
Saiba mais
0,4Km - Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
231,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
352,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais