Carregando... aguarde
34 Bienal de SP inaugura com Ximena Garrido Lecca e Neo Muyanga-2020-02-08 - Guia das Artes
34ª Bienal de SP inaugura com Ximena Garrido-Lecca e Neo Muyanga
34ª Bienal de SP inaugura com Ximena Garrido-Lecca e Neo Muyanga
Quando acontece
Sábado, 08 Fevereiro até Domingo, 15 Março
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera – São Paulo
Conteúdo

 

A primeira das três exposições individuais da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro Mas Eu Canto, que ocorrerão no Pavilhão do Ibirapuera antes da tradicional coletiva em setembro, é da artista peruana Ximena Garrido-Lecca, cuja pesquisa foca nas relações de extrativismo e colonialismo no Peru.

A partir das 9h do sábado, 8/2, Garrido-Lecca apresenta fotografias, vídeos e instalações com materiais como cerâmica, cobre, barris de petróleo, óleo, madeira, arame e plantas que crescerão ao longo do ano dentro da instituição.

A exposição está montada no 3º andar do Pavilhão e o resto do espaço permanece desocupado, com a intenção de oferecer ao público a oportunidade única de visitar o emblemático projeto de Oscar Niemeyer com áreas livres e vazias.

Trabalhos de Garrido-Lecca voltam à exposição coletiva da 34ª em setembro para conviver entre outros artistas, linguagens e perspectivas. Provocar diferentes leituras a respeito de uma mesma obra ou artista é uma das principais propostas da equipe curatorial, composta pelo curador geral Jacopo Crivelli Visconti, o curador adjunto Paulo Miyada e os curadores convidados Carla Zaccagnini, Francesco Stocchi e Ruth Estévez.

No mesmo sábado, às 11h, um coro de 40 vozes também será entoado por dois andares das rampas do Pavilhão na performance A Maze In Grace do sul-africano Neo Muyanga. O multi artista apresenta o projeto em colaboração com o coletivo Legítima Defesa e Bianca Turner. 

A ação inspira-se na famosa canção Amazing Grace, composta em 1772 pelo pastor anglicano John Newton, que havia sido capitão de um navio de escravizados no século 18 e é hoje apresentada como um hino de rituais de luto público em diferentes partes da África. “Muitas pessoas cantam e não sabem a origem. O trabalho na Bienal irá mostrar a música de maneiras diferentes, com uma multiplicidade de vozes e olhares, podendo suscitar às pessoas reflexões sobre marginalização e a história de seu povo”, diz o artista.

Serviço
Individual de Ximena Garrido-Lecca, de 8/2 a 15/3
Performance de Neo Muyanga, 8/2, 11h
Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera – São Paulo
bienal.org.br

Contato
bienal.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Arte e carnaval das ruas à galeria de arte- Bianca Boeckel Galeria apresenta exposição unindo arte, carnaval e realidade virtual.
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade - São Paulo receberá exposição gratuita sobre Antigo Egito
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Murakami por Murakami - Uma mostra individual do renomado artista japonês Takashi Murakami, inédita no Brasil.
Saiba mais
Pasteur, O Cientista - Exposição interativa em SP celebra a vida de Louis Pasteur
Saiba mais
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
ToTa Machina - ARTISTA VISUAL CARIOCA INAUGURA EXPOSIÇÃO QUE UNE ARTE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, NO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais