Carregando... aguarde
Demonstra pela poetica def-2025-12-09 - Guia das Artes
Demonstra: pela poética def
Faltam 15 dias para o início24/11/2025|09/12/2025
Demonstra: pela poética def
Quando acontece
Terça, 09 Dezembro até Domingo, 03 Maio
dom
10:00
20:00
seg
ter
10:00
20:00
qua
10:00
20:00
qui
10:00
20:00
sex
10:00
20:00
sab
10:00
20:00
Local
Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 - em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Conteúdo
 
Exposição “Demonstra: pela poética def” estreia no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo
 
Em cartaz a partir de 9 de dezembro, a mostra reúne obras que emergem das vivências de artistas com deficiência e afirmam o corpo como campo de invenção estética, política e sensorial
 
LC 2 _ imagem 12_obras Mandinga de Aleuijaduartista Lua Cavalcanteano 2024fotógrafo Adele de Fé.png Mandinga de Aleuijadu, Lua Cavalcante, 2024  | Foto:  Adele de Fé
 
 acesse as imagens de divulgação + retratos dos artistas 

A exposição “Demonstra: pela poética def” reúne obras de Lua Cavalcante, Nara Rosetto, Guto Oca, Daniel Moraes, Jeff Barbato e João Paulo Racy, propondo um encontro entre arte, corpo e reexistência e reafirmando a deficiência como campo de conhecimento e invenção. Em cartaz no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, a partir de 9 de dezembro, a mostra nasce do desejo de construir um território coletivo, no qual artistas, educadores e pesquisadores com deficiência criam a partir de suas próprias vivências, deslocando o olhar do público sobre o que se entende por corpo, normalidade e estética.

Com curadoria de Daniel Moraes, fundador da Demonstra, em colaboração com a pesquisadora Júlia Ayerbe, e assistência de curadoria de Maíra Freitas, a mostra articula diferentes linguagens - como desenho, fotografia, objetos-instalativos, vídeo-performance e publicações - em torno da ideia de acessibilidade estética e propõe uma constelação de corpos e poéticas def que questionam modelos hegemônicos de representação e pertencimento. Para além da inclusão, a Demonstra reivindica memória, permanência e potência criativa no espaço das artes visuais contemporâneas.

A Gerente Executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana, destaca a importância para o programa de cultura da instituição promover o acesso à cultura com projetos como esse: “No Sesi-SP, acreditamos na potência da arte como ferramenta de transformação e de escuta ativa. Com a exposição Demonstra: pela poética defrecebemos obras em diferentes formatos de seis artistas def. Para além de uma ação inclusiva, a exposição explora os potenciais do corpo def, oferece novos olhares para a arte e abre caminhos para transformações. Assim, reiteramos o nosso compromisso em promover um espaço para reflexões. Seguimos firmes no propósito de democratizar o acesso à cultura de qualidade e de promover experiências significativas para todos os públicos, sempre com entrada gratuita e incentivo ao pensamento crítico”.

Com a premissa de que diferenças e singularidades se transformam em matéria artística, simbólica e crítica, a exposição se organiza em três eixos curatoriais que atravessam as obras e experiências dos artistas. Derritório trata do cotidiano e do testemunho da deficiência como deslocamento do corpo. A Monstra investiga dimensões espirituais e simbólicas do corpo não normativo, evocando ancestralidade e encantamento. Já Manifestu reivindica o direito à fabulação e ao conhecimento de si como gesto estético e político.

“A Demonstra foi criada em 2021 como uma plataforma de investigação e difusão da produção artística de pessoas com deficiência. A ideia era promover acessibilidade estética, crítica e institucional. Desde então ela vem sendo uma referência no mapeamento de práticas e poéticas que, como dizemos, tensionam os limites da normatividade nas artes visuais, que é nosso campo. Além disso, a Demonstra também vem sendo uma maneira de articular redes de criação entre Brasil e Portugal”, destaca Daniel Moraes.

A abertura da “Demonstra: pela poética def” foi pensada em um momento oportuno, entre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e o aniversário da Avenida Paulista (8 de dezembro). Esta sincronia transforma o Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313) em um palco importante, onde a mostra afirma a deficiência como campo de invenção e reexistência estética.

SERVIÇO

Exposição: Demonstra: pela poética def
Período: De 9 de dezembro de 2025 a 03 de maio de 2026
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1313 - em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Agendamento de grupos e escolas: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Saiba mais: www.centroculturalfiesp.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Eu Sou o Brasil: artistas populares -
Saiba mais
Exposição PLAY -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Maracatu Rural - A Magia dos Canaviais -
Saiba mais
O Poder de Minhas Mãos -
Saiba mais
terra terreno território -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais