Carregando... aguarde
Arthur Bispo do Rosário A Alguns Centímetros do Chão-2017-04-28 - Guia das Artes
Arthur Bispo do Rosário: A Alguns Centímetros do Chão
Evento encerrado
Arthur Bispo do Rosário: A Alguns Centímetros do Chão
Quando aconteceu
Sexta, 28 Abril até Sábado, 24 Junho
Local
Teatro do Sesi Campinas Amoreiras
Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália
Conteúdo

O vasto universo de Arthur Bispo do Rosário é retratado na exposição a partir de 20 obras - objetos, estandartes, miniaturas e bordados - que permitem ao público entender a profunda e complexa personalidade deste artista. “Através de uma simples cadeira, incorporada no universo artístico de um dos mais expressivos artistas brasileiros do século XX, a arte traz a mais pungente resposta à loucura cometida pela sociedade brasileira em todos os espaços manicomiais do país”, comenta Luiz Gustavo Carvalho.

Arthur Bispo do Rosário passou a maior parte da sua vida internado na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Defendendo os seus trabalhos com obstinação, pois via como missão catalogar ‘todo o material existente na Terra dos Homens’ para salvá-lo no dia do Juízo Final, ele guardava na sua cela objetos, muitas vezes bordados com fios desfiados a partir dos uniformes azuis do hospício, em um ato de subversão e lucidez contra a prisão manicomial. Apesar de nunca ter se considerado como um artista, a obra de Arthur Bispo do Rosário integrou algumas das mais importantes exposições em âmbito mundial, tais como a Bienal de São Paulo e a Bienal de Veneza, além de ter sido exibida no Museu Jeu de Paume (Paris) e no Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).

Contato
Telefones: +55 (19) 3772-4168/4183
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,5Km - Teatro Municipal José de Castro Mendes - Nesse teatro já foram realizados grandes espetáculos de teatro, de dança e de música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Saiba mais
0,8Km - Museu Fundação Pierre Chalita - O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão.
Saiba mais
1,1Km - Museu Arquidiocesano de Campinas - Seu acervo vem sendo composto com obras que compunham o patrimônio artístico da Arquidiocese de Campinas que não vinham sendo utilizados nas atividades litúrgicas e doações.
Saiba mais
1,1Km - Museu de Arte Sacra Irmandade Santíssimo Sacramento - Seu acervo é formado por 576 peças entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos XVIII a XX.
Saiba mais
1,3Km - Museu da Imagem e do Som de Campinas - Em 2004, o MIS ganhou sede própria no Palácio dos Azulejos, iniciando uma nova fase de planejamento em relação aos acervos e desenvolvimentos de programas e projetos e fortalecimento de comunicação com o público.
Saiba mais
1,5Km - Museu Carlos Gomes - O CCLA conta hoje com uma biblioteca de 150.000 volumes, uma Pinacoteca e dois museus, dedicados ao Maestro Carlos Gomes e a Campos Sales.
Saiba mais
1,9Km - Museu de Arte Contemporânea de Campinas - O Museu de Arte Contemporânea de Campinas tem como finalidade reunir, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar a arte contemporânea, bem como realizar outras atividades artísticos-culturais.
Saiba mais
2,0Km - Museu de História Natural de Campinas - Atualmente, o Museu possui um acervo de mais de 5.000 peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados.
Saiba mais
2,5Km - Galeria Saint Tropez - A Guimarães Galeria (www.sainttropez.art.br) tem mais de 30 anos de tradição na comercializaçãode obras de arte .
Saiba mais
4,2Km - Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - Foi pensado e criado para prestar um serviço à sociedade e seu desenvolvimento, na busca de desmistificar e popularizar a Ciência.
Saiba mais
81,7Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
225,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
387,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais