Carregando... aguarde
Backdrop Graffiti e Fragmentos-2020-03-09 - Guia das Artes
Backdrop Graffiti e Fragmentos
Evento encerrado
Backdrop Graffiti e Fragmentos
Quando aconteceu
Segunda, 09 Março até Sábado, 25 Abril
Local
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Conteúdo

 

A série Backdrop Graffiti trará o artista Binho Ribeiro e a Exposição Fragmentos 

 

A Fundação Ema Klabin promove a série Backdrop Graffiti que convida artistas a deixarem suas marcas no palco onde acontecem as apresentações musicais da Casa-Museu. O convidado dessa edição é o artista Binho Ribeiro. Sua performance acontece de 9 a 13 de março, a partir das 14h, com entrada franca. A obra poderá ser apreciada até julho durante os shows gratuitos que desde 2009 fazem parte da programação cultural do espaço. 
 
Um dos pioneiros do movimento no Brasil, Binho Ribeiro atua desde 1984. Ganhou destaque não apenas pelo seu trabalho nas ruas e em telas, como pela curadoria de grandes projetos envolvendo a street art – como o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU), e a Bienal Internacional Graffiti Fine Art.
 
Sobre o Backdrop Graffiti: 
 
A série Backdrop Graffiti começou em 2014 e tem curadoria do artista plástico Renê Foch. Já passaram pela Casa-Museu Ema Klabin artistas como: Katia Suzue, Tché Ruggi, Luis Alexandre Lobot, Bieto, Rafael Hayshi, Felipe Iskor, Karina Toledo, Enivo, Jerry Batista, Karina Oliveira (KOT), Mag Magrela, Lanó (Carolina Barbosa e Juliana Nersessian) e Paulo Ito.
 
Em sua décima quinta edição, a série acontece duas vezes ao ano, uma a cada semestre. Muitos desses artistas também participam de um bate-papo (Arte-Papo) com o público para falar sobre a carreira e seu estilo no grafite.
 
A cada edição, uma proposta diferente encanta o público. O artista Roberto Bieto, por exemplo, grafitou em 2016 o painel no palco da Casa-Museu Ema Klabin ao som de uma banda de músicos que são seus amigos. O resultado sensibilizou quem aprecia arte.
 
“O grafite é o maior expoente de arte contemporânea. O Brasil é um dos grandes centros dessa arte e tem artistas que são referências mundiais como, por exemplo, Binho Ribeiro e os Gêmeos”, salientou Renê Foch. 
 
O Backdrop Graffiti tem parceria da Galeria A7MA de Arte e Cultura. 
 
Exposição: Fragmentos
 
De 14 de março à 25 de abril, quem visitar a Casa-Museu Ema Klabin poderá conferir a Exposição Fragmentos, que fará uma retrospectiva da série Backdrop Graffiti de 2014 a 2018. Estarão expostos no espaço do auditório da Fundação, recortes de obras de seis artistas que transformaram em arte o fundo do palco onde acontecem as apresentações musicais. 
 
Também estão no site da Casa-Museu fotos das obras dos artistas participantes da série Backdrop Graffiti até 2018. Assim como uma minibiografia de casa artista. Confira: https://emaklabin.org.br/exposicoes/fragmentos  
 
“ Cada uma das obras trouxe o caráter próprio e a identidade visual de seu realizador. Muitas vezes conseguimos, mesmo em fragmentos, identificar o autor do trabalho pelas características individuais de sua produção: traços, paleta de cores, personagens e outros elementos distintivos”, salientou o curador da série Backdrop Graffiti, Renê Foch.
 
Ver a expressão do grafite em museus é uma maneira de reconhecer e valorizar essa arte que já conquistou o mundo.  
 
Serviço:
 
Backdrop Graffiti com Binho Ribeiro – Dia: 9 a 13/03/20, às 14h – A obra pode ser apreciada até junho de 2020. Entrada franca. 
 
Exposição: Fragmentos - De 14/03/2020 a 25/04/2020 – das 14h às 18h - Entrada franca.
 
Visitas mediadas ao museu - De quarta a domingo, das 14h às 18h.  Preço: Sábados, domingos e feriados: entrada franca. De quarta a sexta: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). 
 
Local: Fundação Ema Klabin 
 
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020
 
http://emaklabin.org.br/ 

 

Contato
+55 11 3897-3232
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Anaqronías -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Gavazzoni Leilões - 2024-04-25 -
Saiba mais
GEOPRÓPOLIS -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais