Carregando... aguarde
RUBEM DARIO NA SP ARTE 2024-2024-04-03 - Guia das Artes
RUBEM DARIO NA SP-ARTE 2024
Evento encerrado
RUBEM DARIO NA SP-ARTE 2024
Quando aconteceu
Quarta, 03 Abril até Domingo, 07 Abril
Local
SP-Arte 2024 - Setor de Design, Stand DS5, Pavilhão Ciccillo Matarazzo da Bienal
Parque Ibirapuera, Portão 3 (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n)
Conteúdo

 

ENTRE 3 E 7 DE ABRIL, A GALERIA PASSADO COMPOSTO SÉCULO XX LEVA PARA A 20ª SP-ARTE 15 OBRAS DE RUBEM DARIO, ENTRE ELAS UMA TAPEÇARIA MONUMENTAL

Conhecido como "o mágico das cores", o artista mineiro-carioca Rubem Dario Horta Bittencourt (1941 – 1978) será tema de uma pequena mostra da Galeria Passado Composto Século XX durante a 20ª edição da SP-Arte, entre 3 e 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, situado no Parque do Ibirapuera.
De acordo com a proprietária da galeria, a curadora Graça Bueno, levar Dario para SP-ARTE reveste-se de especial significado. “Vamos divulgar em nosso espaço um pouco desse artista em uma espécie de preview de uma exposição mais abrangente que vai ocorrer na galeria entre 13/4 e 29/6, ‘Rubem Dario: o Poeta das Cores’, resgatando sua memória a partir de documentos históricos e uma coleção de obras que estiveram sob os cuidados da irmã dele, Anna Lúcia Bittencourt. Na SP-Arte apresentaremos 15 obras únicas, sendo uma tapeçaria monumental e outra menor, além de 13 cartões modelo”, antecipa.
Em relação à importância do artista, Graça contextualiza: “Ele não vivia sem a paisagem ou sem a visão da natureza. Criou tapeçarias com temas da vegetação tropical e com a junção dos opostos, máquina e natureza, simbolizando o homem da cidade e do campo. Iniciado em pintura e com vocação muralista, produziu obras únicas em guache como base para as suas tapeçarias, pelas quais obteve sucesso, reconhecimento e o título de o mágico das cores”.
Aos que desejarem conhecer em primeira mão as obras reunidas para a exposição na Galeria Passado Composto Século XX, Graça adianta: “Vamos realizar em 6/4, sábado, três visitas guiadas – 11h, 13h e 15h – com inscrições on-line via links específicos para cada horário”.

(SERVIÇO)
RUBEM DARIO NA SP-ARTE 2024
Quando: 3 a 5/4, das 14h às 20h; 6 e 7/4, das 14h às 19h
Onde: SP-Arte 2024 - Setor de Design, Stand DS5, Pavilhão Ciccillo Matarazzo da Bienal
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 3 (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n)

EXPOSIÇÃO “RUBEM DARIO: O POETA DAS CORES”
Onde: Galeria Passado Composto Século XX
Quando: 13/4 a 29/6; segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h
Preview 6/4 (sábado): visitas guiadas com inscrição on-line nos links abaixo
11h: https://www.sympla.com.br/rubem-dario---o-poeta-das-cores---visita-guiada-11h__2393949
13h: https://www.sympla.com.br/rubem-dario---o-poeta-das-cores---visita-guiada-13h__2393961
15h: https://www.sympla.com.br/rubem-dario---o-poeta-das-cores---visita-guiada-15h__2393966
Endereço: Alameda Lorena, 1996, Jardins

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
GEOPRÓPOLIS -
Saiba mais
Gravadas no Corpo -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Renato Rios: O Elefante e a Safira -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais