Carregando... aguarde
Museu Provedor Mauro Ribeiro Viegas - Guia das Artes
Museu Provedor Mauro Ribeiro Viegas
amanhã às 09:00h
Museus
Museu Provedor Mauro Ribeiro Viegas
Horários de funcionamento
dom
09:00
12:00
seg
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
09:00
12:00
Local
Praça Nossa Senhora da Glória, 135 - Térreo. Glória
Conteúdo

O Museu Histórico da Irmandade foi criado a partir da organização de documentos em 1939, em ocasião do Bicentenário da IINSGO. Conta com um acervo expressivo de arte sacra e tem em exposição objetos relacionados ao auge da instituição, no segundo Reinado. O Museu foi reaberto em 1985, após uma reformulação museológica e ampliação do espaço físico. O museu reflete a devoção da Irmandade pela padroeira através dos tempos.

O museu tem como missão apresentar ao público, a história da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. Organizar, documentar, pesquisar o acervo, a fim de que as peças expostas sejam observadas como pontes históricas, onde o visitante pudesse voltar no tempo a partir da visualização.

O acervo foi formado por doações feitas através dos tempos, principalmente no século XIX, onde a devoção e as festas faziam parte do calendário da cidade do Rio de Janeiro. O acervo é composto de objetos de devoção, objetos usados pela Igreja Católica, objetos pessoais, iconografias, quadros e adornos.

 

Contato
TELEFONES: (21) 2557-4600 / 2225-2869 / 2265-9236

FAX: (21) 2557-4600

E-MAIL: irmandade@outeirodagloria.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,4Km - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - É uma entidade que busca preservar documentos históricos.
Saiba mais
0,4Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - Os objetivos da instituição, estabelecidos no Art. 1º do Estatuto de 1838, são mantidos até a atualidade, adaptados às conjunturas nacionais e internacionais, de que é o primordial, "coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para
Saiba mais
0,5Km - Sala Cecília Meireles - É uma tradicional e conceituada casa de concertos de música.
Saiba mais
0,5Km - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM-Rio - Contemporâneo dos movimentos artísticos que sacudiram o país desde a década de 1950, o MAM viu nascer, lançou e divulgou boa parte dos artistas modernos e contemporâneos que hoje povoam o circuito internacional das artes.
Saiba mais
0,7Km - Museu da Força Expedicionária Brasileira - "[...] rememorar, divulgar e perpetuar a história da Força Expedicionária Brasileira [...]"
Saiba mais
0,8Km - Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro - a riqueza da cultura brasileira, especialmente, da carioca.
Saiba mais
0,8Km - BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
0,8Km - ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
0,9Km - Museu Judaico do Rio de Janeiro - MJRJ - "[...] acervo representativo de uma cultura ancestral."
Saiba mais
0,9Km - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas - "[...] voltado à produção e difusão das diferentes formas de expressões artísticas [...]"
Saiba mais
12,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
212,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais