Carregando... aguarde
Sala Cecília Meireles - Guia das Artes
Sala Cecília Meireles
abrirá em 12 horas e 13 minutos
Teatros
Sala Cecília Meireles
Horários de funcionamento
dom
seg
13:00
18:00
ter
13:00
18:00
qua
13:00
18:00
qui
13:00
18:00
sex
13:00
18:00
sab
13:00
18:00
Local
Rua da Lapa, 47 - Lapa
Conteúdo

É uma tradicional e conceituada casa de concertos de música de câmara no cenário cultural da cidade, assim denominada em homenagem à poetisa (e pianista amadora) Cecília Meireles.

O edifício foi erguido em fins do século XIX, tendo funcionado originalmente como um hotel, com o nome de Grande Hotel da Lapa. Já hospedou importantes fazendeiros e políticos da República Velha.

Em 1948 foi reformado, transformando-se em um cinema, com o nome de Cine Colonial.

Duas décadas mais tarde, em 1965, como parte das atividades das comemorações do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, visando à criação de um espaço para a música erudita, em particular a música de câmara, o antigo cinema deu lugar à Sala Cecília Meireles.

O edifício foi restaurado sob a gestão do Governador Marcello Alencar, quando recebeu tratamento acústico, um novo auditório, denominado Auditório Guiomar Novaes, para pequenos concertos, e o Espaço Ayres de Andrade, para a realização de coquetéis.

Contato
Telefone: (21) 2332-9223

E-mail: contato@amigosdasala.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,1Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - Os objetivos da instituição, estabelecidos no Art. 1º do Estatuto de 1838, são mantidos até a atualidade, adaptados às conjunturas nacionais e internacionais, de que é o primordial, "coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para
Saiba mais
0,1Km - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - É uma entidade que busca preservar documentos históricos.
Saiba mais
0,3Km - Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro - a riqueza da cultura brasileira, especialmente, da carioca.
Saiba mais
0,3Km - Museu da Força Expedicionária Brasileira - "[...] rememorar, divulgar e perpetuar a história da Força Expedicionária Brasileira [...]"
Saiba mais
0,5Km - Museu Provedor Mauro Ribeiro Viegas - O museu tem como missão apresentar ao público, a história da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.
Saiba mais
0,6Km - BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
0,6Km - ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
0,6Km - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM-Rio - Contemporâneo dos movimentos artísticos que sacudiram o país desde a década de 1950, o MAM viu nascer, lançou e divulgou boa parte dos artistas modernos e contemporâneos que hoje povoam o circuito internacional das artes.
Saiba mais
0,6Km - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas - "[...] voltado à produção e difusão das diferentes formas de expressões artísticas [...]"
Saiba mais
0,7Km - Museu Judaico do Rio de Janeiro - MJRJ - "[...] acervo representativo de uma cultura ancestral."
Saiba mais
12,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
211,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
360,3Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais