Carregando... aguarde
MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE - Guia das Artes
MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE
amanhã às 09:00h
Museus
MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
16:00
ter
09:00
16:00
qua
09:00
16:00
qui
09:00
16:00
sex
09:00
16:00
sab
Local
R. Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro
Conteúdo
O museu foi criado em 1952 pela psiquiatra Nise da Silveira (1906-1999) e reúne trabalhos de terapia ocupacional produzidos pelos internos do centro psiquiátrico Instituto Municipal Nise da Silveira. Possui acervo estimado em 350 mil obras.A mostra de longa duração "Nise da Silveira: Caminhos de uma Psiquiatra Rebelde" aborda a vida da médica alagoana por meio de fotografias e depoimentos. Nise (1906-1999) rompeu com os métodos truculentos usados com os indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia, e passou a utilizar a arte como parte do tratamento. Ela também deu início ao acervo científico-artístico de obras dos internos do antigo Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro. Hoje o centro tem o nome de Instituto Municipal Nise da Silveira. A mostra trata dos caminhos profissionais de Nise e da relação afetiva que ela manteve com os artistas do centro psiquiátrico. São mostradas 40 obras de nomes como Fernando Diniz, Emygdio de Barros, Raphael Domingues, entre outros. No Museu Vivo estão as produções atuais dos freqüentadores dos ateliês de pintura e modelagem do local.
Contato
tels. (21) 3111-7464 / 7465.
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
1,9Km - Imperator - Centro Cultural João Nogueira - o Imperator, que já foi o maior cinema da América Latina e uma das mais famosas casas de show do Brasil, voltou, em junho de 2012, a fazer parte da vida do carioca, agora como Imperator - Centro Cultural João Nogueira.
Saiba mais
2,5Km - Teatro Miguel Falabella - É um teatro localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Saiba mais
6,1Km - Centro Cultural Cartola - desenvolve diversas atividades voltadas à capacitação profissional e artística por meio de oficinas de teatro, dança e música.
Saiba mais
6,9Km - Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro - foi inaugurado em 2004, sendo o primeiro da América Latina. Com aproximadamente 4.000m2, o Centro foi projetado para criação, produção, desenvolvimento, intercâmbio, estudo, apresentação, documentação, memóriae difusão da dança.
Saiba mais
7,0Km - Museu da Vida - o museu surge como polo de lazer aliado à cultura e à educação sobre temas ligados a ciências, saúde e tecnologia, de forma lúdica e criativa.
Saiba mais
7,2Km - Museu da Maré - " É um museu singular, único no gênero no sentido de apresentar a história do Rio de Janeiro do ponto de vista da zona norte e das favelas da periferia."
Saiba mais
7,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
7,4Km - Museu do Açude - Museus Raymundo Ottoni de Castro Maya - "[...] Museu-Natureza-Cidade articulado ao conceito de Patrimônio Integral."
Saiba mais
7,9Km - Museu Nacional - UFRJ - "[...] mais de 20 milhões de itens distribuídos por coleções que servem de base para a pesquisa desenvolvida pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados."
Saiba mais
8,0Km - Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST - "História da Ciência e Tecnologia no Brasil; Museologia e Patrimônio; Educação em Ciências em espaços Não formais."
Saiba mais
8,4Km - Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil - "[...] marco no fortalecimento da identidade e dos valores maçons junto à sociedade contemporânea."
Saiba mais
199,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
348,3Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais