Carregando... aguarde
PortugalPortugueses - Arte Contemporânea-2016-09-07 - Guia das Artes
PortugalPortugueses - Arte Contemporânea
Evento encerrado
PortugalPortugueses - Arte Contemporânea
Quando aconteceu
Quarta, 07 Setembro até Domingo, 08 Janeiro
Local
Museu Afro Brasil
AV. PEDRO ÁLVARES CABRAL | PARQUE IBIRAPUERA | PORTÃO 03
Conteúdo

De acordo com a organização, a maior mostra de arte contemporânea portuguesa apresentada nos últimos anos naquele país inaugura na quarta-feira, às 19:00 locais (23:00 em Lisboa), no Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição redesenha, na perspetiva contemporânea, as influências interculturais de Portugal, África e Brasil, nascidas com o antigo império português e aprofundadas durante o esclavagismo.

No museu, entre dezenas de pinturas, esculturas e fotografias, estará a instalação sonora e cinética "Coração Independente Vermelho", de Joana Vasconcelos, que reconstrói, em talheres de plástico, as icónicas peças da filigrana portuguesa, associadas a Viana do Castelo e ao culto do Sagrado Coração de Jesus.

No itinerário, estão ainda, entre outros, trabalhos de Helena Almeida e Maria Helena Vieira da Silva, centrais na arte portuguesa no século XX, uma grande instalação de Miguel Palma, e de artistas portugueses radicados no Brasil como Fernando Lemos e Orlando Azevedo.

Haverá três núcleos expositivos especiais na exposição, nomeadamente "Homenagem a Bordalo Pinheiro", "Africanos portugueses" e "Brasileiros portugueses".

"Portugal Portugueses" contará ainda com obras de Albuquerque Mendes, Ana Vieira, Antonio Manuel, Artur Barrio, Ascânio MMM, Cristina Ataíde, Didier Faustino, Fernando Lemos, Francisco Vidal, Gonçalo Pena, João Fonte Santa, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Joaquim Rodrigo, Joaquim Tenreiro, José de Guimarães, José Loureiro, José Pedro Croft, Jorge Molder e Julião Sarmento.

Lourdes Castro, Manuel Correia, Michael de Brito, Miguel Soares, Nuno Ramalho, Nuno Sousa Vieira, Orlando Azevedo, Paula Rego, Paulo Lisboa, Pedro Barateiro, Pedro Cabrita Reis, Pedro Valdez Cardoso, Rui Calçada Bastos, Sofia Leitão, Teresa Braula Reis, Tiago Alexandre, Vasco Araújo, Vasco Futscher e Yonamine são outros dos artistas representados.

A mostra ficará patente até ao dia 08 de janeiro de 2017, constituindo parte da proposta da trilogia desenvolvida pelo curador Emanoel Araujo, responsável por homenagear as principais raízes da cultura brasileira (africana, portuguesa e indígena) à luz de uma leitura contemporânea nas artes visuais.

Esta grande mostra sucede a "Africa Africans", eleita pela Associação Brasileira de Críticos de Arte como a melhor exposição do ano de 2015.

Informações adicionais
O Museu esta participando do programa "Pode Entrar que a Casa é Sua"Visita Mediada:O Museu Afro Brasil agenda visitas mediadas para os seguintes dias e horários:Terça a sexta-feira 9h30, 11h30, 13h30 e 15h30Sábados 10h30 e 14hDomingos 11h
Preços e pagamento
Ingresso: R$ 6,00 - Meia Entrada: R$ 3,00Gratuidade aos sábados
Contato
FONE: 55 11 3320 8900
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,2Km - Museu Afro Brasil - Fundado em 2004, o Museu Afro Brasil se tornou uma instituição administrada pela Associação Museu Afro Brasil,
Saiba mais
0,2Km - Museu de Arte Contemporânea - O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963,
Saiba mais
0,5Km - MAC – Museu de Arte Contemporânea - É um museu localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,7Km - Museu de Arte Moderna de São Paulo - Fundada em 1948, O Museu de Arte Moderna de São Paulo,
Saiba mais
0,8Km - Graphias – Casa de Gravura - É um atelier localizado em São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - Ponder 70 - É uma galeria em uma casa conceito onde ocorrem exposições & projetos de arte.
Saiba mais
1,0Km - Museu do Exército -O Museu conta com Documentos, Fotos, Bandeiras, Insígnias, Armamentos, Espadas, Condecorações, Radis Medalhas, Capacetes e outros.
Saiba mais
1,2Km - PAVILHÃO DAS CULTURAS BRASILEIRAS - O Pavilhão das Culturas Brasileiras é um espaço democrático para as culturas do povo brasileiro e suas expressões. O espaço é gerido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O edifício de 11 mil metros qua
Saiba mais
1,3Km - Memorial do Ensino Municipal - É um espaço que visa preservar a memória da educação paulistana.
Saiba mais
1,5Km - IGR - Instituto Gustavo Rosa- GUSTAVO ROSA GANHA INSTITUTO PARA DIVULGAR SEU LEGADO E PROMOVER A CIDADANIA POR MEIO DA ARTE.
Saiba mais
6,1Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
6,1Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
6,3Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
6,4Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
6,4Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
6,4Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
231,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
351,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais