Carregando... aguarde
O nome do medo-2017-02-21 - Guia das Artes
O nome do medo
abrirá em 3 horas e 29 minutos
O nome do medo
Quando acontece
inicia na Terça, 21 Fevereiro
dom
10:00
17:00
seg
ter
10:00
17:00
qua
10:00
17:00
qui
10:00
17:00
sex
10:00
17:00
sab
10:00
17:00
Local
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro
Conteúdo

Se tomarmos a arte como um campo aberto de construção de linguagem, e se considerarmos que nas crianças o aparato da linguagem apresenta-se ainda em formação, também aberto e flexível, poderemos supor que nelas se dará a primazia do usufruto da arte: é na infância que a arte terá chances de operar de forma mais radical, como resposta à proposição de um outro.

Desde as profundas transformações da arte que se processaram no século XX, a criança, ao lado dos loucos e dos ditos “povos primitivos”, tornou-se uma referência fundamental dessa potencialidade à ressignificação através do olhar do outro à qual a arte não cessa de nos convidar. O reconhecimento dessa potencialidade nos dá hoje a liberdade, por exemplo, de renovar emocionados nosso olhar sobre a arte criada nas cavernas pelo homem pré-histórico, perpassando seu sentido por toda a história humana até os dias atuais.

Em O nome do medo, Rivane Neunschwander, operando nos interstícios da palavra e da imagem, disponibiliza seu instrumental poético para um mergulho na história e na experiência do outro – crianças reunidas em oficinas no Museu de Arte do Rio e na Escola de Artes Visuais. Tendo como elemento detonador o medo e a elaboração textual e visual de seus universos íntimos, essas crianças – com a reelaboração de todo o material pela artista – fazem emergir aos nossos olhos as funções renovadas e renovadoras da arte ao gerar meios individuais e coletivos de criação de aparatos de linguagem para a nomeação e reinvenção do mundo.

Reinventado, revivido e renomeado, trata-se do único mundo a que temos acesso – o mundo humano, aquele criado por nosso olhar. Outros existirão, mas, intocados ou inabarcados pela linguagem, permanecerão para sempre invisíveis.

O MAR sente-se agradecido por este projeto proposto por Lisette Lagnado e realizado em parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e vê nele ressoarem alguns dos princípios importantes de sua trajetória e plataforma: aqui também não se tem medo da liberdade da infância, porque sabemos da arte o poder de nomear e refazer o mundo e seus medos.

Contato
Tel: (21) 3031 2741
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,0Km - Museu de Arte do Rio - MAR - Escola do Olhar.
Saiba mais
0,0Km - MUSEU DO AMANHÃ - O museu inaugura com mostras dedicadas às ciências, em formatos diferentes para que os visitantes passem por diversos tipos de experiência.
Saiba mais
0,5Km - Museu de Farmácia Antonio Lago - "[...] a história da farmácia no Brasil. "
Saiba mais
0,6Km - Fundação Casa França Brasil - dedicada, desde 2008, à divulgação da arte e da cultura contemporâneas.
Saiba mais
0,6Km - Fundação Casa França – Brasil - É um espaço cultural localizado no Rio de Janeiro.
Saiba mais
0,6Km - Centro Cultural Banco do Brasil-CCBB Rio de Janeiro - Além do Arquivo Histórico e Memória, o CCBB abriga espaços destinados a atividades culturais diversificadas, como as exposições permanentes “O Banco do Brasil e Sua História [...] e a “Galeria de Valores”[...].
Saiba mais
0,7Km - Centro Cultural da Bíblia - CCB - "[...] história do Livro Sagrado, desde as suas origens até os dias atuais."
Saiba mais
0,8Km - CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL - A exposição permanente A História do Voto apresenta 14 ilustrações de vinil sobre MDF com cerca de 3m de altura e dois vídeos da TV Cultura que falam sobre a trajetória das eleições no Brasil. A mostra pretende enfatizar a importância do voto para criança
Saiba mais
0,8Km - Museu do Negro - Misto de museu e de espaço sagrado
Saiba mais
0,9Km - LARGO DAS ARTES - Instalado em uma construção do século 19, com cerca de 400m², o espaço integra o conjunto arquitetônico da região do Largo de São Francisco, que conta com a Igreja de São Francisco de Paula, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, o Real Gabinete Por
Saiba mais
12,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
210,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais