Carregando... aguarde
VOCÊ SABIA? DAVID BOWIE TAMBÉM ERA UM PINTOR NEO-EXPRESSIONISTA. CONHEÇA SUAS PINTURAS - Guia das Artes
VOCÊ SABIA? DAVID BOWIE TAMBÉM ERA UM PINTOR NEO-EXPRESSIONISTA. CONHEÇA SUAS PINTURAS
VOCÊ SABIA? DAVID BOWIE TAMBÉM ERA UM PINTOR NEO-EXPRESSIONISTA. CONHEÇA SUAS PINTURAS
inserido em 2024-01-23 17:18:14
Conteúdo

 

VOCÊ SABIA? DAVID BOWIE TAMBÉM ERA UM PINTOR NEO-EXPRESSIONISTA. CONHEÇA SUAS PINTURAS

A maioria das pessoas conhece David Bowie como uma estrela pop, mas você sabia que ele tinha um talento secreto? O artista não só abraçou a música e as artes performativas, mas também as artes plásticas, criando muitas obras com influências neoexpressionistas.

Nos estágios iniciais, Bowie não tinha grandes ambições para sua pintura. Sempre que encontrava um obstáculo criativo na música em que trabalhava, voltava ao desenho e à pintura. Só em 1995, quando usou um autorretrato na capa de seu álbum Outside, que teve sua primeira exposição New Afro/Pagan and Work: 1975-1995 na The Gallery, em Londres. Um ano depois, ele apareceu em uma galeria de arte em Basel, na Suíça.

De certa forma, ele desejava ser reconhecido como artista, mas, ao mesmo tempo, não tinha muita certeza do que estava fazendo. Ao expor na Galeria, ele observou as pessoas em frente ao seu trabalho e criando suas próprias teorias sobre as obras. Ele gostou da atenção, mas também foi confrontado com a falta de suas habilidades técnicas

 

David Bowie Pinturas. David, Bowie, The Head – Outside, 1995, coleção particular

David Bowie, The Head – Outside, 1995

Bowie estudou música (sax barítono), arte e design na escola. Ao longo do início de sua carreira, ficou muito claro que ele não se limitava à sua música, mas também participava da concepção de seus figurinos e até projetava cenários. Ele fez vários estudos para o videoclipe que acompanha o hit Ashes to Ashes. É preciso dizer que essa influência artística em tudo o que ele fez não pode ser atribuída apenas a ele mesmo. Ele foi muito apoiado por Angela Barnett, sua primeira esposa. Angie seria imortalizada mais tarde na canção da Rolling Stone, Angie.

Habitando a cena artística, Bowie ficou fascinado por Andy Warhol depois de ver uma exibição da peça Pork em Londres, em 1971. Essa experiência levou Bowie a escrever a canção Andy Warhol como single para seu quarto álbum de estúdio, Hunky Dory. Bowie também foi influenciado pelos artistas Frank Auerbach, David Bomberg, Francis Bacon e Francis Picabia. Ele era fã do grupo Die Brücke, um grupo expressionista alemão do início dos anos 1900.

Com pinceladas muito expressivas e cores ousadas, os temas de suas pinturas sempre estiveram próximos a ele, como alguns de seus amigos, como a estrela do rock Iggy Pop e o pianista Mike Garson. Sabendo que ele estava sofrendo naquele momento com o uso pesado de drogas, algumas das imagens soam perturbadoras. Ao lado de sua técnica, Bowie também compartilhava a mesma linguagem de emoções intensas dos neoexpressionistas alemães.

Durante sua era em Berlim, ele gravou os álbuns LowLodger e uma de suas obras-primas Heroes. A capa do último álbum, desenhada por Masayoshi Sukita, é inspirada na pintura Roquairol, de Erich Heckel, de 1917. Ele fez um desenho de autorretrato que mostra alguma semelhança com o expressionista alemão. Além disso, seu amigo, Iggy Pop, usou esta pintura para a capa de seu álbum The Idiot.

Da mesma forma, como estava constantemente em busca de novas ideias para sua música, continuou a pintar novos assuntos. Em 1995, ele fez uma viagem à África do Sul com Iman, sua segunda esposa. Ele ficou impressionado com uma história que revelava uma crença antiga do povo local. Aparentemente, quando as tribos locais entraram em contato pela primeira vez com homens brancos, presumiram que estavam sendo visitadas por seus ancestrais. Em sua mitologia, esses ancestrais aparecem em uma forma branca semelhante a um fantasma.

Essa história inspirou Bowie a pintar sua série de Ancestrais. Ele ainda usava um estilo expressivo de pintura, desta vez combinado com elementos africanos, como padrões de pele de animais.

David Bowie Pinturas. David Bowie, Ancestor II, 1998, coleção particular

David Bowie, Ancestor II, 1998

 

Bowie também era um colecionador de arte. Embora ele afirmasse nunca ter sido impulsionado pelo potencial valor de investimento da obra, ele possuía as obras de grandes artistas. Entre as peças que colecionou estavam obras de Jean-Michel Basquiat, Henry Moore, Marcel Duchamp, Graham Sutherland e algumas cerâmicas de Picasso. Ao longo dos anos, ele colecionou uma ampla gama de arte, desde arte contemporânea até um retábulo veneziano do século 16 de Tintoretto.

Também ficou próximo de grandes artistas. A pintura giratória Beautiful, Hello, Space-Boy Painting é o resultado de uma colaboração com o famoso artista britânico Damien Hirst. Era um pouco como uma pintura de Jackson Pollock, mas com dois artistas trabalhando juntos. Enquanto Bowie estava em uma escada e jogava tinta, Hirst girava a tela sob ele.

 

David Bowie Pinturas

Damien Hirst e David Bowie, Beautiful, Hello, Space-Boy Painting, 1995

Após a morte de Bowie em 2016, cerca de 350 peças de sua coleção foram colocadas em leilão na Sotheby’s, em Londres. Uma sala de vendas lotada e mais de mil licitantes online estavam interessados em comprar obras de seu acervo. As vendas chegaram a um total de £ 24,3 milhões (US$ 30,2 milhões) em dois dias.

 

Fonte: DASARTES

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais