Carregando... aguarde
OBRAS DE ARTE SÃO SALVAS DE INCÊNDIO NA BOLSA DE VALORES DE COPENHAGUE - Guia das Artes
OBRAS DE ARTE SÃO SALVAS DE INCÊNDIO NA BOLSA DE VALORES DE COPENHAGUE
OBRAS DE ARTE SÃO SALVAS DE INCÊNDIO NA BOLSA DE VALORES DE COPENHAGUE
inserido em 2024-04-22 12:46:17
Conteúdo

 

OBRAS DE ARTE SÃO SALVAS DE INCÊNDIO NA BOLSA DE VALORES DE COPENHAGUE

 

O edifício do século XVII que albergava a bolsa de valores nacional da Dinamarca foi dizimado num incêndio na manhã de 16 de abril. A icônica torre do edifício, com 55 metros de altura, desabou em chamas enquanto os espectadores assistiam horrorizados. A causa do incêndio, que deflagrou por volta das 8h30 locais, ainda não é conhecida.

O patrimônio cultural alojado no edifício, um dos mais antigos e uma grande atração turística de Copenhaga, foi uma prioridade até para os bombeiros.

“Tentamos resgatar muitas pinturas históricas que estavam dentro do edifício e os móveis históricos”, disse à CNN Jakob Vedsted Andersen, diretor executivo do serviço de bombeiros e resgate da Grande Copenhague.

“É comovente ver como os funcionários da Børsen, as boas pessoas dos serviços de emergência e os transeuntes trabalham juntos para resgatar tesouros artísticos e imagens icônicas do edifício em chamas”, disse o ministro da Cultura da Dinamarca, Jakob Engel-Schmidt, numa publicação no Facebook e no X.

Todos que estavam no prédio teriam escapado das chamas sem ferimentos. O inspetor do museu local, Benjamin Asmussen, disse à TV2 da Dinamarca que o edifício estava repleto de obras dinamarquesas historicamente significativas que datam do século XVII, informou a BBC. Entre as telas resgatadas estava uma de Peder Severin Krøyer, também conhecido como PS Krøyer, que mostrava 50 importantes empresários dinamarqueses dentro do próprio edifício. As obras foram transferidas para o edifício do parlamento, bem como para o Arquivo Nacional Dinamarquês, nas proximidades, de acordo com a AP.

A bolsa de valores saiu do edifício em 1974, e a Câmara de Comércio Dinamarquesa é atualmente sua proprietária e tem seus escritórios lá. “Conseguimos resgatar muita coisa”, disse Brian Mikkelsen, chefe da Câmara de Comércio, à AP. “É um desastre nacional.”

O ministro da Cultura, Jakob Engel-Schmidt, disse à BBC que quatro séculos de herança cultural dinamarquesa foram destruídos. Quase metade do prédio foi destruído por volta das 11h, disse um oficial do corpo de bombeiros à CNN.

O vice-primeiro-ministro da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, chamou o incêndio de “nosso próprio momento Notre-Dame”, conforme relatado pela CNN , colocando-o ao lado da conflagração que destruiu parcialmente aquela histórica catedral na capital francesa há cinco anos, quase no mesmo dia.

O edifício, em estilo renascentista holandês, data de 1625 e é vizinho do edifício do parlamento, o Folketing, que fica no palácio real do castelo de Christiansborg. Era encimado pela icônica torre do dragão, assim chamada porque apresentava quatro dragões cujas caudas eram torcidas juntas, junto com três coroas, representando os laços estreitos do país com as nações vizinhas Noruega e Suécia.

O prédio estava em reforma e, portanto, cercado por andaimes. Os serviços de emergência disseram que os andaimes estavam dificultando as tentativas de combater o incêndio, informou a BBC. Frank Trier Mikkelsen, gerente de operações do corpo de bombeiros da Grande Copenhague, disse à TV2 dinamarquesa que outro fator que aumentou a dificuldade de combate ao incêndio foi a própria estrutura do edifício: como seu telhado é feito de cobre, a água simplesmente escorre dele, então partes dele deve ser removido para que os bombeiros possam borrifar água de cima para dentro.

via:dasartes

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais