Carregando... aguarde
Valorizados, artistas latinos são incorporados a seções contemporâneas de casas de leilões - Guia das Artes
Valorizados, artistas latinos são incorporados a seções contemporâneas de casas de leilões
Valorizados, artistas latinos são incorporados a seções contemporâneas de casas de leilões
Depois da Sotheby’s, a Phillips também não terá mais venda exclusiva de latino-americanos
inserido em 2018-01-18 14:54:32
Conteúdo

RIO — Seguindo uma tendência de valorização dos artistas latino-americanos no mercado internacional de arte, a Phillips, tradicional casa londrina de leilões, anunciou que não irá mais dedicar vendas exclusivas a obras de arte latino-americanas, passando a incluí-las em seu catálogo de arte do século XX e de obras contemporâneas. Segundo a vice-presidente da Phillips, Kaeli Deane, o movimento é "resultado de um olhar sobre a exposições institucionais, sobre o que as galerias estão fazendo e o que os colecionadores querem". A iniciativa acontece após a Sotheby’s ter feito o mesmo movimento ano passado.

No ano passado, as vendas de arte latino-americana em maio e novembro representaram, respectivamente, US$ 4,27 milhões e US$ 4,25 milhões. Entre 2016 e 2017, o departamento de arte latina da Phillips cresceu rapidamente e a casa começou a testar artistas da região em seus leilões contemporâneos em Nova York. Todas as pinturas da cubana-americana Carmen Herrera e duas obras de brasileiros (uma composição minimalista da suíça-brasileira Mira Schendel e um Parangolé de Hélio Oiticica) atingiram preços recordes para os artistas.

Na semana passada, a Coleção Patricia Phelps de Cisneros anunciou a doação de 200 obras de artistas latinos a instituições internacionais, incluindo o MoMA (Nova York) e Reina Sofía (Madri), em mais uma evidência da integração da arte latina ao recorte geral contemporâneo.

"Não é que os colecionadores internacionais de repente se interessaram por arte da América Latina. É que estão acontecendo mais exposições destes artistas e mais deles estão sendo incorporados nas principais galerias. E muitos colecionadores estão sendo educados a ver que certos artistas destes podem preencher colunas em suas coleções", destacou Kaeli à publicação "The Art Newspapper".



Por: O Globo

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais