Carregando... aguarde
Uma pintura do artista austríaco Gustav Klimt, que se acreditava perdida há 100 anos, foi encontrada em Viena. - Guia das Artes
Uma pintura do artista austríaco Gustav Klimt, que se acreditava perdida há 100 anos, foi encontrada em Viena.
Uma pintura do artista austríaco Gustav Klimt, que se acreditava perdida há 100 anos, foi encontrada em Viena.
inserido em 2024-01-29 17:55:10
Conteúdo

 

Uma pintura do artista austríaco Gustav Klimt, que se acreditava perdida há 100 anos, foi encontrada em Viena.

 

Retrato de Fraulein Lieser pertenceu a uma família judia na Áustria e foi visto em público pela última vez em 1925.

Seu destino depois disso não está claro, mas a família dos atuais proprietários possui a pintura desde 1960.

A casa de leilões im Kinsky estima o valor da pintura em mais de US$ 54 milhões (£ 42 milhões).

Chamou a redescoberta de "uma sensação".

“Uma pintura de tamanha raridade, significado artístico e valor não estava disponível no mercado de arte da Europa Central há décadas”, disse im Kinsky em comunicado.

O retrato será agora colocado em leilão no dia 24 de abril em nome dos proprietários e dos sucessores legais da família Lieser.

Isto se baseia nos Princípios de Washington, um acordo internacional para devolver a arte saqueada pelos nazistas aos descendentes das pessoas de quem foram tiradas.

Antes do leilão, a pintura será apresentada em vários locais internacionais, incluindo Reino Unido, Suíça, Alemanha e Hong Kong, informou a casa de leilões.

O retrato pertenceu à família Lieser, que eram ricos industriais judeus em Viena.

Ernst Ploil, codiretor administrativo da Kinsky Auction House, disse que até agora não foram encontradas evidências de que a obra tenha sido saqueada ou roubada antes ou durante a Segunda Guerra Mundial.

"A pintura é descrita como perdida em todos os catálogos raisonnés (listas abrangentes da obra de Klimt). Em nossos círculos, 'perdido' significa provavelmente destruído, provavelmente queimado durante a guerra, mas em qualquer caso não existe mais; não deveria ser esperava que algum dia reaparecesse.

“Adotamos uma abordagem ativa e não apenas pesquisamos a família Lieser como potenciais requerentes de restituição, mas também abordamos potenciais representantes com base em nossa experiência em processos de restituição anteriores”.

A arte de Klimt já arrecadou enormes somas em leilões no passado.

Sua peça Lady with a Fan foi vendida por £ 85,3 milhões em junho, tornando-a a obra de arte mais valiosa já vendida em leilão na Europa.

Fonte: BBCNEWS

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais