Carregando... aguarde
Um escudo ornamentado encontrado no túmulo de um guerreiro celta desafia o que sabemos sobre combates antigos - Guia das Artes
Um escudo ornamentado encontrado no túmulo de um guerreiro celta desafia o que sabemos sobre combates antigos
Um escudo ornamentado encontrado no túmulo de um guerreiro celta desafia o que sabemos sobre combates antigos
A peça de armadura, encontrada em um conjunto habitacional do Reino Unido, está sendo chamada de "o objeto de arte celta britânico mais importante do milênio".
inserido em 2019-12-10 18:53:40
Conteúdo

 

Em uma história aparentemente adequada para a Guerra dos Tronos, um escudo ornamentado da Idade do Ferro que foi desenterrado de uma "sepultura de guerreiro" agora está sendo considerado "o mais importante objeto de arte celta britânica do milênio", segundo a Dra. Melanie Giles, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Manchester.

A proclamação arrebatadora ocorre após dois anos de extenso trabalho de conservação no escudo de bronze, cujos resultados encontraram características de design - a mais proeminente sendo sua borda recortada - nunca antes vista em nenhum outro objeto da Idade do Ferro.

Medindo 30 polegadas, a peça de armadura possui um padrão elaborado e detalhado, que exigiria que seu fabricante martelasse do lado oposto para renderizar a formação assimétrica de conchas de moluscos que culminam no centro elevado do escudo. Especialistas classificam esse design em turbilhão como arte celta antiga, estimando sua data entre 320 e 174 aC, e dizem que é típico da cultura La Tène que dominou a Europa durante o final da Idade do Ferro.

Além disso, os conservadores identificaram um orifício de punção por espada e sinais de reparos no artefato, sugerindo que o objeto era funcional e prático. Tais descobertas têm o potencial de desmerecer teorias opostas, sugerindo que escudos suntuosos eram apenas itens decorativos. "A crença popular é que escudos elaborados com cara de metal eram puramente cerimoniais, refletindo status, mas não usados em batalha", disse Paula Ware, da MAP Archaeological Practice, que supervisionou a escavação. "Nossa investigação desafia isso ... Os sinais de reparos também podem ser vistos, sugerindo que o escudo não era apenas antigo, mas provavelmente teria sido bem utilizado."

De fato, parece que o escudo era um pertencimento estimado; foi inicialmente encontrado sob o esqueleto de um homem - presumivelmente o do "guerreiro" pelo qual o túmulo é apelidado - com sua localização proeminente ao lado do corpo, sugerindo grande valor e significado pessoal.

O local do enterro foi descoberto originalmente em 2017 em um conjunto habitacional próximo à cidade de Pocklington, em Yorkshire, Reino Unido. Além do chamado "objeto do milênio", os arqueólogos encontraram uma carruagem ereta e intacta; um broche de bronze e vidro vermelho; e os restos de seis porcos de sacrifício e dois cavalos, dispostos de modo a parecerem pegos no meio do salto. Especialistas acreditam que o guerreiro tinha mais de 46 anos e que a extravagância de seus túmulos demonstra que ele era um membro altamente respeitado da comunidade.

"A magnitude e preservação do enterro da carruagem de Pocklington não tem paralelo britânico, fornecendo uma visão maior da época da Idade do Ferro", concluiu Ware. Para aqueles que buscam mais detalhes sobre o túmulo do guerreiro, uma compilação detalhada da pesquisa será publicada pela Oxbow Books na primavera de 2020.

 

Fonte:https://news.artnet.com/art-world/celtic-shield-warrior-grave-1725090

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais