Carregando... aguarde
TELA DE RUBENS, ROUBADA DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL, É APREENDIDA APÓS UMA DISPUTA DE DÉCADAS - Guia das Artes
TELA DE RUBENS, ROUBADA DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL, É APREENDIDA APÓS UMA DISPUTA DE DÉCADAS
TELA DE RUBENS, ROUBADA DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL, É APREENDIDA APÓS UMA DISPUTA DE DÉCADAS
inserido em 2023-12-15 18:47:56
Conteúdo

 

TELA DE RUBENS, ROUBADA DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL, É APREENDIDA APÓS UMA DISPUTA DE DÉCADAS

 
 

Uma pintura do artista flamengo Peter Paul Rubens, que desapareceu da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, foi apreendida em Moscou após uma disputa de décadas com a Rússia.

A pintura a óleo, Tarquínio e Lucrécia (1610–11), foi provavelmente adquirida pelo rei Frederico I da Prússia e pendurada em um galeria no Palácio Sanssouci em Potsdam, Alemanha, antes da guerra. Foi transferida para o Palácio de Rheinsberg em 1942 para protegê-la de danos, mas foi retirada do palácio em 1945. A pintura retrata o estupro mitológico de uma nobre romana antes de seu suicídio subsequente e é considerada uma das obras mais significativas que ainda faltam na galeria Sanssouci.

A Stiftung Preussische Schlösser und Gärten, uma fundação pública criada após a reunificação da Alemanha em 1994 que administra edifícios históricos na área, afirmou em um comunicado à imprensa que a obra foi apreendida após um pedido oficial de assistência jurídica e com diplomacia de alto nível com a Rússia.

“Este é o primeiro passo para recuperar esta obra-prima altamente importante não só para os palácios prussianos, mas também para todo o mundo da arte”, disse o diretor-geral da fundação, Hartmut Dorgerloh, num comunicado, agradecendo às autoridades russas.

A notícia veio depois que a emissora alemã Deutsche Welle informou que o Tribunal Regional de Potsdam, na Alemanha, determinou que o empresário russo Vladimir Logvinenko “não é o proprietário da pintura” em um apelo que ele fez em 2021 para que seus direitos sobre a pintura fossem reconhecidos.

O tribunal alemão disse que a disputa legal estava sujeita à lei russa, não à lei alemã, mas tomou a sua decisão observando que Logvinenko não a adquiriu através de uma transação legal ou de boa-fé, nem por herança.

Logvinenko adquiriu e restaurou a pintura em 1999. O impasse entre Logvinenko e a fundação alemã  começou em 2003, quando o Chicago Tribune informou que um russo enviou um e-mail perguntando ao SPSG se gostaria da pintura de volta. O negociante russo supostamente esperava garantir 25% do valor da pintura, estimado na época em cerca de US$ 90 milhões.

“O e-mail foi uma grande surpresa porque não tínhamos ideia de que a pintura ainda existia”, disse Dorgerloh na época. “Nossa primeira resposta foi que estávamos muito, muito interessados.”

As autoridades russas teriam confiscado a obra, mas não a entregaram aos alemães. No ano seguinte, o Guardian informou que o Gabinete do Procurador-Geral da Federação Russa decidiu que Logvinenko era o proprietário legítimo porque ele não quebrou qualquer lei russa para adquiri-lo.

Ainda não se sabe quando a pintura será repatriada para a Alemanha.

 

Fonte: https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/tela-de-rubens-roubada-durante-a-2a-guerra-mundial-e-apreendida-apos-uma-disputa-de-decadas/

 

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais