Carregando... aguarde
ONG com foco no artesanato brasileiro promove Leilão Artesol 2020 - Guia das Artes
ONG com foco no artesanato brasileiro promove Leilão Artesol 2020
ONG com foco no artesanato brasileiro promove Leilão Artesol 2020
O tradicional Leilão de Arte Popular será promovido pela primeira vez de forma virtual, através da plataforma iArremate.com, com a colaboração do leiloeiro Aloísio Cravo.
inserido em 2020-08-20 17:37:58
Conteúdo

Focada em apoiar artesãos tradicionais de todo o território nacional, a organização Artesol vai lançar amanhã (20/08) um leilão virtual na plataforma Iarremate.com com o leiloeiro Aloísio Cravo. O leilão, realizado anualmente em parceria com o Grupo Iguatemi para arrecadação de fundos para a organização, acontece pela primeira vez de forma virtual e contará com peças de arte popular, arte contemporânea e objetos de design criados exclusivamente para o leilão, que está sob a curadoria de Edna Pontes, Thomas Baccaro e Waldick Jatobá.

A grande maioria das peças que serão leiloadas foram doadas por artistas, designers e colecionadores que se juntaram nessa iniciativa com a Artesol para apoiar artesãos e artistas populares nesse momento delicado de pandemia.

 

“Essa ação terá um papel fundamental para manter a ONG ativa dando, suporte a centenas de artesãos que se encontram totalmente vulneráveis em consequências da crise econômica provocada pelo COVID – 19”, explica Sonia Quintella, presidente da Artesol.

Entre os artistas que doaram obras para o leilão estão Carlito Carvalhosa, e Tonico Lemos Auad.  A proposta é fortalecer associações e cooperativas de todo país, apoiando a preservação de saberes e técnicas artesanais que correm o risco de deixarem de existir por falta de valorização cultural e econômica. 

Sobre a Artesol

A ONG Artesol foi fundada há 22 anos pela antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008). Nestes anos já realizou 247 projetos de capacitação, beneficiando mais de 60 mil pessoas.  É membro da World Fair Trade Organization – WFTO e credenciada na UNESCO – integrando o Comitê de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Sua missão é apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. O projeto central da organização é a Rede Artesol, uma iniciativa pioneira e inovadora que mapeia, capacita, divulga e conecta artesãos de todo o país ao mercado através de uma moderna plataforma virtual.

 

https://www.artesol.org.br/

 

Para participar do leilão iArremate: https://www.iarremate.com/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
26/Set
EXPOSIÇÃO FRANCISCO COCULILO: A REPETIÇÃO E A REINVENÇÃO DAPAISAGEM CARIOCA - EXPOSIÇÃO FRANCISCO COCULILO: A REPETIÇÃO E A REINVENÇÃO DA PAISAGEM CARIOCA
Saiba mais
Sáb
26/Set
Maker Day Brasil 2020 - No próximo sábado, 26, acontece o “Maker Day Brasil 2020”. É um evento nacional, está em sua 3ª edição e este ano, por conta da pandemia, será inteiramente online. O Ibeu é um dos 24 centros Binacionais que participam, como o apoio da Embaixada dos Estado
Saiba mais