Carregando... aguarde
O mural de 120 mil euros que corre o risco de ser apagado em Barcelona - Guia das Artes
O mural de 120 mil euros que corre o risco de ser apagado em Barcelona
O mural de 120 mil euros que corre o risco de ser apagado em Barcelona
Poucas obras de Keith Haring ainda resistem nas ruas
inserido em 2021-06-22 17:50:48
Conteúdo

 

Keith Haring foi um dos primeiros artistas de graffiti a transcender o ambiente da rua e ser reconhecido pelo mundo das artes plásticas.

Vítima da AIDS, Haring morreu em 1990, mas deixou algumas obras que ainda sobrevivem nas ruas do mundo todo (inclusive uma em São Paulo, no Centro Cultural Tendal da Lapa). Pela raridade desses exemplares, seria esperado que todos eles tivessem um cuidado para sua preservação. Não é o caso de sua única pintura em Barcelona, Espanha, que apesar de estar avaliada em 120 mil euros, corre o risco de desaparecer.

Haring visitou Barcelona em 1989, poucos meses antes de sua morte, e pintou algumas paredes na cidade. Com as obras das Olimpíadas de 1992, muitas foram apagadas. Essa última pintura, uma criança-flor, resiste em uma parede de uma cabine de DJ pertencente a um antigo clube da cidade. Justamente no ano olímpico, o clube fechou e 3 anos depois o espaço reabriu como uma casa de bilhar. Sua preservação estava garantida pelo locatário até agora.

Club Billares Ars em Barcelona com logo de Keith Haring - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook

Club Billares Ars em Barcelona com logo de Keith Haring

 

O plano dos proprietários do prédio é derrubar as atuais instalações para a construção de uma casa de repouso. Um arquiteto frequentador do bilhar foi quem alertou as autoridades do risco de se perder uma obra de arte de tanto valor. Agora estão em uma corrida contra o tempo para a inclusão do mural no catálogo do patrimônio cultural catalão para evitar que se perca o único desenho de Keith Haring que sobrevive em Barcelona.

Com a preservação do mural, fica a questão de qual será seu destino. O proprietário do bilhar alega que pertence a ele, pela preservação durante todo esse tempo e pelo contrato de locação que permite remover as pinturas das paredes. Outros defendem que a obra seja abraçada pela cidade e exposta em algum outro lugar. Tudo isso ainda precisa ser definido e como ela poderá ser removida sem que haja algum dano. Enquanto isso, a criança-flor de Keith Haring segue ilustrando as noites do clube de bilhar, sem que ninguém saiba qual será seu destino.

 

Fonte: SPLASH Uol

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais