Carregando... aguarde
NOVOS RETRATOS REDESCOBERTOS DE REMBRANDT SÃO CONSIDERADAS AS MENORES PINTURAS DO ARTISTA - Guia das Artes
NOVOS RETRATOS REDESCOBERTOS DE REMBRANDT SÃO CONSIDERADAS AS MENORES PINTURAS DO ARTISTA
NOVOS RETRATOS REDESCOBERTOS DE REMBRANDT SÃO CONSIDERADAS AS MENORES PINTURAS DO ARTISTA
inserido em 2023-12-21 17:01:33
Conteúdo

 

NOVOS RETRATOS REDESCOBERTOS DE REMBRANDT SÃO CONSIDERADAS AS MENORES PINTURAS DO ARTISTA

 

Emergindo de propriedades privadas pela primeira vez em quase dois séculos, um par redescoberto de retratos de Rembrandt está agora em um empréstimo de longo prazo para exibição pública no Rijksmuseum em Amsterdã. Com quase oito centímetros de altura cada, os retratos de Jan Willemsz van der Pluym e sua esposa Jaapgen Caerlsdr são considerados as menores pinturas formais (excluindo estudos) que o Velho Mestre já criou.

Criadas em 1635, as pinturas ovulares em painel permaneceram na família por mais de cem anos até serem leiloadas pelos filhos do tataraneto do casal, em 1760, após sua morte. As obras passaram por algumas coleções de nobres europeus e foram vendidas pela última vez em 1824 pela Christie’s London para uma coleção particular no Reino Unido até este verão. A casa de leilões foi consultada para vender as obras novamente, e a dupla foi adquirida por Henry Holtman por US$ 14 milhões em 6 de julho.

Estudiosos acreditam que Jan Willemsz van der Pluym foi um rico encanador da cidade holandesa de Leiden que se casou com Jaapgen Caerlsdr em 1591. Seu único filho, Dominicus van der Pluym, casou-se com a prima de Rembrandt por parte de mãe, Cornelia van Suytbroeck. Acredita-se que o filho de Dominicus e Cornelia, o artista Karel van der Pluym, tenha sido aprendiz de Rembrandt e seja reconhecido como o único herdeiro do artista.

Pesquisadores do Rijksmuseum colaboraram com a Christie’s para atribuir os retratos do casal como obras de Rembrandt. As idades do casal (Jan tinha 69 anos, Jaapgen tinha 70) estão inscritas nas obras e foram verificadas pelo museu através de pesquisas sobre seus anos de nascimento. Pesquisas técnicas realizadas através de análise de amostras de tinta e imagens de raios-X confirmaram que os pigmentos usados ao longo dos retratos eram frequentemente encontrados em outras obras de Rembrandt, e que a maneira pela qual o Velho Mestre construiu sua semelhança estava alinhada com outros retratos que ele completou entre 1634 e 1635.

Como o Rijksmuseum abriga a maior coleção de pinturas de Rembrandt do mundo, Holterman decidiu que os dois retratos deveriam ser exibidos na instituição em um empréstimo de longo prazo. As pequenas pinturas são exibidas juntas ao lado de várias outras pinturas do artista.

Fonte: https://dasartes.com.br

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais