Carregando... aguarde
“NÃO SOU UM PINTOR”, VEJA POEMA DE MICHELANGELO SOBRE COMO FOI TORTURANTE PINTAR A CAPELA SISTINA - Guia das Artes
“NÃO SOU UM PINTOR”, VEJA POEMA DE MICHELANGELO SOBRE COMO FOI TORTURANTE PINTAR A CAPELA SISTINA
“NÃO SOU UM PINTOR”, VEJA POEMA DE MICHELANGELO SOBRE COMO FOI TORTURANTE PINTAR A CAPELA SISTINA
inserido em 2024-02-21 17:25:09
Conteúdo

 

“NÃO SOU UM PINTOR”, VEJA POEMA DE MICHELANGELO SOBRE COMO FOI TORTURANTE PINTAR A CAPELA SISTINA

Michelangelo pode ter se imortalizado pintando o teto (e a parede do altar) da Capela Sistina, mas quebrou a coluna ao fazê-lo. No equivalente renascentista de uma nota de autopiedade, Michelangelo enviou ao seu amigo por correspondência Giovanni da Pistoia um soneto lamentando o trabalho de embelezar o espaço mais sagrado da cristandade em nome do Papa Júlio II. Ele escreveu o poema em 1509 (um ano depois dos quatro anos de provação) e suas queixas e doenças eram muitas.

Ele tinha uma glândula tireoide aumentada (conhecida como bócio), sua coluna era torta e nodosa, seu peito estava tenso e retorcido, suas coxas tinham cãibras constantes e sua bunda doía de tanto esforço.

“Meu pincel / acima de mim o tempo todo pinga tinta / então meu rosto se torna um belo chão para excrementos!” ele escreveu.

O motivo de tanto desconforto foi a postura adotada por Michelangelo para pintar o teto. Ao contrário da imaginação popular, e tal como retratado por Charlton Heston no filme Agonia e Êxtase, de 1965, o artista florentino trabalhava em pé. Seu pescoço estava dobrado para trás e seu braço erguido acima da cabeça. Ele ilustra esse ponto em seu poema para Giovanni com a caricatura de um homem sempre se esforçando para subir.

Uma consequência de trabalhar com dor e praticamente sozinho em andaimes precários – de 18 metros de altura – foi que Michelangelo ficou preso em seus pensamentos. Ele começou a ter dúvidas, que ele descreveu como “loucas”. Ele temia que pintar em uma posição tão pouco natural pudesse resultar em um trabalho ruim. “A pintura está morta”, escreveu ele, acrescentando “Não estou no lugar certo – não sou pintor”.

Um pouco melodramático certamente, mas vale lembrar que Michelangelo se considerava um escultor, não um pintor. Quando o Papa Júlio II pediu ao artista de 33 anos que pintasse o teto, ele estava trabalhando arduamente no túmulo de mármore do pontífice e nunca havia concluído um afresco antes. Recusar um papa era algo impossível na Europa do século XVI, mas Michelangelo tentou – na verdade, duas vezes. Uma vez em 1508 e uma segunda vez em 1509, quando ele implorou para ser dispensado do projeto depois que o mofo arruinou meses de trabalho.

É justo dizer que o teto de Michelangelo foi tanto um trabalho de ódio quanto de amor.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais