Carregando... aguarde
Museus de Nova Iorque fazem ato em apoio ao 'Queermuseu' - Guia das Artes
Museus de Nova Iorque fazem ato em apoio ao 'Queermuseu'
Museus de Nova Iorque fazem ato em apoio ao 'Queermuseu'
Os centros de arte projetaram as obras que foram censuradas e recados de apoio aos artistas
inserido em 2017-09-28 17:02:01
Conteúdo

Censurada no Brasil, a mostra Queermuseu recebeu, no último fim de semana, uma homenagem de dois centros de arte de Nova Iorque: o New Museum of Contemporary Art e o Whitney Museum. Os locais integraram o evento denominado

O apoio dos museus norte-americanos se deu em forma de projeções da obras que foram censuradas. Adriana Varejão, Cândido Portinari, Lygia Clarke ou ainda Leonilson são alguns dos artistas que estavam com obras expostas na mostra.

Dentre as imagens projetadas na homenagem havia também imagens com frases de apoio, como "Brazil the world is watching" ou "NY

No início do mês de setembro, grupos conservadores e religiosos acusaram a mostra de promover a pedofilia, zoofilia e blasfêmia a símbolos relegiosos. Devido aos ataques, o Santander Cultural resolveu encerrar a exposição, postura que foi muito criticada pela classe artística, acadêmica e pela imprensa, ressaltando o caráter retrógrado da ação do banco. 

Alguns dias depois, o Ministério da Cultura se manifestou a respeito do encerramento do Queermuseu. "Não cabe legalmente ao Ministério da Cultura (MinC) avaliar o conteúdo dos projetos que buscam a chancela da Lei Rouanet. Haveria um forte risco de dirigismo cultural. Os proponentes são responsáveis pelo conteúdo dos projetos. Espera-se que cumpram as leis do País. Ao MinC, cabe fazer a análise técnica das propostas", diz a nota publicada pelo ministério.

Já o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, se pronunciou dizendo que a interdição de obras de artes e outras formas de expressão baseados na opinião de "grupos moralistas" é inadmissível. Ele argumentou que é preciso repudiar a "escalada reacionária que ameaça a democracia e os direitos humanos".

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais