Carregando... aguarde
Museu de Arte de Londrina retoma as atividades neste sábado - Guia das Artes
Museu de Arte de Londrina retoma as atividades neste sábado
Museu de Arte de Londrina retoma as atividades neste sábado
O local reabre com a mostra fotográfica "Janela no Tibagi", do fotógrafo Gabriel Teixeira e também com a primeira edição do ano da Feira Madá
inserido em 2018-02-15 18:26:33
Conteúdo

As atividades do Museu de Arte de Londrina serão retomadas neste sábado (17), das 10 às 15 horas, após o período de recesso. O local reabre com a mostra fotográfica "Janela no Tibagi", do fotógrafo Gabriel Teixeira e também com a primeira edição do ano da Feira Madá. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 23 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

Segundo a diretora de Ação Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Fontenelli, as fotografias da mostra Janela no Tibagi, ainda em formato analógico, contém imagens do rio Tibagi e foram produzidas em 2004. O material é resultado de um projeto incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o qual consistiu em um circuito de exposições fotográficas pelo ano de 2004 e a publicação de um livro em 2005, que teve por objetivo tornar conhecido, da comunidade londrinense, uma região do rio Tibagi bem próxima da cidade.

O livro conta, além das fotografias de Gabriel Teixeira, com textos escritos pelo jornalista, escritor e diretor de cinema Rodrigo Grota. A diagramação ficou sob responsabilidade do designer Alekcey Willians e a identificação das espécies fotografadas foi feita pelo biólogo Dennis Panayotis Saridakis.


Na reabertura, o público também poderá prestigiar a Feira Madá, que vem sendo realizada mensalmente no museu desde novembro de 2016. O evento reúne artistas, designers, artesãos e produtores da região e objetiva valorizar a economia criativa da cidade. A Feira acontecerá no mesmo horário da exposição, das 10 às 15 horas.

Histórico - O Museu de Arte passou por um período de recesso para reorganização documental e do espaço. Foram feitos alguns reparos, que incluíram troca de lâmpadas, limpeza e pintura de estruturas. O prédio foi construído como terminal rodoviário da cidade. A construção iniciou em 1948, na gestão do prefeito Hugo Cabral, e foi concluída em 1952, na administração do prefeito Milton Ribeiro de Meneses.

Referência de estilo arquitetônico no Brasil, projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, o prédio teve suas instalações tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico, como primeiro prédio público da arquitetura moderna do Estado do Paraná.

Em 1988 o terminal rodoviário foi desativado e o local passou por uma grande reforma para abrigar o Museu de Arte de Londrina. A inauguração do Museu aconteceu em 12 de maio de 1993 e teve como principal atração a escultura "A Eterna Primavera", de Auguste Rodin.

Atualmente o Museu conta com um acervo compostos por cerca de 700 obras, entre gravuras, esculturas e telas, guardado na reserva técnica. As instalações ficam na Rua Sergipe, 640, esquina com Avenida Rio de Janeiro, no centro. Grupos, como de escolas e universidades, previamente agendados podem ser recebidos no período da manhã, a partir das 9h30. As visitas devem ser agendadas pelo telefone 3337-6238 ou e-mail museu@londrina.pr.gov.

 

Fonte: Bonde

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais