Carregando... aguarde
Museu de Arte de Goiânia recebe exposição virtual ‘Sala Compacta’ - Guia das Artes
Museu de Arte de Goiânia recebe exposição virtual ‘Sala Compacta’
Museu de Arte de Goiânia recebe exposição virtual ‘Sala Compacta’
inserido em 2021-06-04 16:10:48
Conteúdo

 

O MAG sedia a exposição, que apresenta conteúdos em vídeo, pintura digital, criptoarte e muito mais

Desde o início da pandemia e a instauração de protocolos sanitários que visam a contenção da Covid-19, os museus em Goiânia permanecem fechados. Entretanto, uma alternativa ainda viável é a realização de exposições virtuais, que seguem levando arte e gerando oportunidades para artistas locais e de todo o país. Um bom exemplo fica por conta do Museu de Arte de Goiânia (MAG), unidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que está sediando a exposição virtual Sala Compacta MAG.

A exposição é fruto do primeiro concurso de arte digital realizado em Goiás, que lançou o edital do Sala Compacta e recebeu inscrições até o dia 6 de maio. Artistas brasileiros e estrangeiros residentes há mais de um ano no Brasil poderiam participar e, ao todo, o concurso recebeu 348 inscritos. Destes, 24 artistas foram selecionados, sendo que 12 recebem a premiação prevista em edital, que soma R$ 18, 8 mil, proveniente da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e será distribuída entre eles.

O objetivo da exposição, que está disponível neste link, é provocar a reflexão sobre as complexidades atuais no campo da arte contemporânea, impostas por este novo cenário da virtualidade. Assim, os trabalhos expostos proporcionam um diálogo e pensamento com o mundo digital, sendo possível contemplar vídeos, pinturas digitais, performatividades virtuais, animações, realidade aumentada, criptoarte e muito mais.

Segundo o secretário municipal de cultura, Zander Fábio, o cenário pandêmico está fazendo com que as manifestações artísticas passem a ocupar o ambiente virtual, como forma de resistir e sobreviver. Ele conta que a cultura está acompanhando o formato digital, uma vez que ainda não é possível retomar às atividades e eventos presenciais – com visitar a museus, por exemplo. Então, a exposição virtual Sala Compacta MAG visa ser acessível a todos, mesmo em um momento tão difícil.

Serviço

Museu de Arte de Goiânia recebe exposição virtual Sala Compacta MAG

 

Fonte: maisgoiás

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais