Carregando... aguarde
Motel Destino, de Karim Aïnouz - Guia das Artes
Motel Destino, de Karim Aïnouz
Motel Destino, de Karim Aïnouz
inserido em 2024-05-27 20:14:33
Conteúdo

 

Em sua primeira estreia no cinema, Iago Xavier rouba a cena puxando passos de forró no tapete vermelho do Festival de Cannes 2024, antes da exibição do longa-metragem "Motel Destino", de Karim Aïnouz

 

Ator contracena com Fábio Assunção e Nataly Rocha em seu primeiro trabalho no audiovisual. Nascido e criado no Pirambu, uma das mais perigosas periferias da capital cearense, Iago diz que a proximidade com o mar, as vulnerabilidades econômicas e sociais, além da vontade incessante de viver, encontradas também em Heraldo, são as características que mais o fazem se identificar com seu personagem no longa


O longa-metragem "Motel Destino", exibido nesta última quarta-feira (22/05), no Festival de Cannes apresentou, pela primeira vez ao mundo, o elenco do filme. Composto por cearenses, no último degrau do tapete vermelho estavam os protagonistas do filme, ali, alegres, competindo pelo principal prêmio, a Palma de Ouro. 

Nataly Rocha, com um vestido criado pelo estilista, também cearense, Lino Villaventura, com suas cores em degradê, parecia flutuar no carpete. Fábio Assunção descontraidamente vestido com um clássico smoking azul marinho e camisa pra fora e, claro, o diretor Karim Aïnouz, com sua arte em desvendar e investir em novos talentos. 

A aposta foi certeira, mais uma vez. Incentivando atores nordestinos, Iago Xavier, brilhou com sua energia contagiante, dançando ao som da música "Coração", escrita por Dorgival Dantas e interpretada pela banda Aviões do Forró.
Neste mesmo ritmo, Karim, anteriormente, apostou no ator Lázaro Ramos, cuja estreia como protagonista no cinema foi aos 22 anos em “Madame Satã”, filme lançado em 2001. O diretor cearense investiu, do mesmo modo, em nomes como o da atriz pernambucana Hermila Guedes, protagonista do longa “O Céu de Suely” (2006) e do ator coadjuvante de “Praia do Futuro”  (2014), Jesuíta Barbosa, que interpreta Ayrton, irmão do personagem Donato, encenado por Wagner Moura.

 
Formado ator em 2019 pela Porto Iracema das Artes e em sua estreia no cinema já como protagonista, o cearense Iago Xavier deve ser a grande revelação do novo longa. No filme, o artista contracena com Fábio Assunção e a também a cearense Nataly Rocha, atriz em filmes e diversos outros trabalhos, como a série “Segunda Chamada” (Globoplay).  

 

Aos 24 anos, Iago tem investido desde a adolescência em experimentar sua veia artística em diferentes linguagens, como a dança, o canto e o grafite.  Entre os primeiros passos, está o trabalho musical realizado ao lado dos colegas do bairro Pirambu, em Fortaleza,  João Pretinho e Façanha: o rap “Chicago Outfit”, disponível nas plataformas digitais.

 

Mas, foi com a formação “Percurso formativo de iniciação: Práticas do Ator”, oferecida pelos cursos básicos da Escola Porto Iracema das Artes  – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – que Iago iniciou a trajetória como ator, hoje contemplada com a indicação à competição na França pelo longa filmado em Beberibe (CE). 

 

Após concorrer com mais de 500 inscritos na chamada coletiva de casting, Iago interpreta Heraldo, um homem que, para tentar se livrar de uma dívida, tenta um assalto a um banco, sem sucesso. Escondido em um motel de beira de estrada, conhece a personagem de Nataly Rocha, Dayana, casada com Elias, vivido por Fábio Assunção. “Estar em cena com a Fábio Assunção, Nataly Rocha e ser dirigido por Karim, não estava nem em meu mais louco sonho, muito menos saber que o filme que rodamos durante três meses aqui no meu estado seria selecionado para um dos principais festivais de cinema do mundo. Isso é um privilégio e oportunidade que pouquíssimos podem ter na vida.” comenta o jovem ator. 

 

Para construir o personagem, Iago fez uma lista de semelhanças e diferenças entre ele e Heraldo, destacando que ambos moram perto do mar - a praia da Leste é um dos pontos turísticos do Pirambu -  e torcem para o time do Ceará. O histórico familiar do personagem, porém, difere do vivido pelo ator na realidade. Ele também descreve que as cenas com Fábio Assunção são marcadas por confrontos intensos, com o diretor Karim sempre buscando manter um clima de tensão entre os dois.

 

Do elenco à produção de “Motel Destino”, mais de 10 nomes envolvidos no longa estão ligados à Escola Porto Iracema das Artes, como Wislan Esmeraldo (roteirista), Luciana Vieira (diretora assistente), Nilo Rivas, David Santos (ator), Wagner Nogueira (storyboarder, integrante do LabCena15, em 2021), Yuri Yamamoto, Iago Xavier (protagonista), Bruna Beserra (ex-coordenadora do curso básico de audiovisual), Nina Kopko (consultora LabCena15),  Nataly Rocha (atriz e professora de teatro) e Jan Moreira (egresso do Percurso Básico em Teatro e ex-integrante do Lab Teatro 2023).

 

Sobre MOTEL DESTINO

O filme é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, coproduzido internacionalmente pela francesa Maneki Films e pela alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK). Também é coproduzido por Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. No Brasil, o longa-metragem será distribuído pela Pandora Filmes, enquanto The Match Factory responde pelas vendas internacionais.

 

Sobre a Escola 

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço:

O quê: Iago Xavier estreia no cinema como protagonista em novo filme de Karim Aïnouz, que compete pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024

Filme: Motel Destino, de Karim Aïnouz

Exibição: Durante a programação do Festival de Cannes (15 a 25 de maio)

Premiação Principal: 25 de maio - a partir de 13h45 (horário de BSB)

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais
Ter
26/Mar
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Sex
05/Abr
EXPOSIÇÃO BLOCO DO PRAZER -
Saiba mais
Qua
01/Mai
Alquimia Abstrata -
Saiba mais