Carregando... aguarde
MOSTRA APRESENTA DESENHOS INÉDITOS DE DEGAS, MONET E CÉZANNE - Guia das Artes
MOSTRA APRESENTA DESENHOS INÉDITOS DE DEGAS, MONET E CÉZANNE
MOSTRA APRESENTA DESENHOS INÉDITOS DE DEGAS, MONET E CÉZANNE
inserido em 2023-12-11 19:28:03
Conteúdo

 

MOSTRA APRESENTA DESENHOS INÉDITOS DE DEGAS, MONET E CÉZANNE

Edgar Degas, Dançarinos em um banco (c. 1898). Foto: © CSG CIC Glasgow Museums Collection.

 

Não é de admirar que um movimento artístico como o impressionismo, popular por captar o imediatismo esquivo da vida cotidiana, seja atraído para o desenho. Obras em papel, historicamente relegadas ao status de esboço preparatório, logo se tornaram obras-primas por direito próprio. Os impressionistas foram capazes de revelar algo que parecia muito mais verdadeiro para a vida real. O curso da arte moderna nunca voltaria atrás.

Uma nova mostra na Royal Academy, em Londres, reúne 77 desenhos em pastel, carvão e aquarela de impressionistas como Mary Cassatt, Claude Monet e Augustus Renoir, além de pós-impressionistas proeminentes como Paul Cézanne, Paul Gauguin e Georges Seurat. Muitas dessas obras raramente são exibidas em público porque são de propriedade privada e seus materiais frágeis podem ser vulneráveis aos efeitos nocivos da luz do dia.

Mary Cassatt, Portrait de Marie-Thérèse Gaillard (1894).

Mary Cassatt, Retrato de Marie-Thérèse Gaillard, 1894 | Foto: © 2007 Christie’s Images Limited.

 

Um dos destaques da mostra, The Fortifications of Paris with Houses (1887), de Van Gogh, quase se perdeu para sempre depois de ter sido roubado da Whitworth Gallery de Manchester em 2003. O esboço em aquarela e outras duas obras de Gauguin e Picasso foram milagrosamente recuperados um dia depois, escondidos em um banheiro público à beira do Whitworth Park, a cerca de 200 metros de distância. Tendo sido removido de sua estrutura e exposto aos elementos em um dia particularmente frio e úmido, o Van Gogh mostrou alguns sinais de danos, incluindo um rasgo de 5 polegadas em um lado que já foi reparado. Ele foi encontrado com uma nota borrada afirmando: “A intenção não era roubar. Só destacar a péssima segurança”.

Vincent van Gogh, The Fortifications of Paris with Houses (1887).

Vincent van Gogh, As fortificações de Paris com casas, 1887. Foto: Michael Pollard, The Whitworth, © Universidade de Manchester.

 

As composições vanguardistas em exibição mostram seus autores experimentando pontos de vista incomuns, expressão emocional e maior espontaneidade para criar estudos de figuras íntimas, vinhetas animadas e paisagens sensíveis que capturam algo da efemeridade da natureza. Essas descobertas não ensaiadas e irrestritas feitas no papel passariam a informar algumas das telas mais amadas do final do século 19 e além.

 

“Impressionistas no Papel: Degas a Toulouse-Lautrec” vai até 10 de março de 2024. 
Georges Seurat, Seated Youth, Study for "Bathers at Asnières" (1883)

Georges Seurat, Seated Youth, Study for “Bathers at Asnières”, 1883 | FOTO: Cortesia da National Galleries of Scotland.

 

Fonte: https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/mostra-apresenta-desenhos-ineditos-de-degas-monet-e-cezanne/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais